Publicidade
Início Notícias Comunicações Vendas de equipamentos de informática e comunicação caíram 9,1% em dezembro, diz...

Vendas de equipamentos de informática e comunicação caíram 9,1% em dezembro, diz IBGE

0
Publicidade

As vendas de equipamentos de escritório, informática e comunicação caíram 9,1% em dezembro, compensando o ganho de 18,8% registrado no mês anterior. Com relação ao mesmo mês de 2014, a queda foi de 15,4%, conforme pesquisa divulgada nesta terça-feira, 16, pelo IBGE. No ano e em 12 meses, o recuo no comércio de equipamentos de informática e comunicação foi de 1,7%.

De acordo com o IBGE, a queda nas vendas de informática e comunicação reflete não só o quadro de redução de renda real e elevação dos juros, como também, especialmente para informática, um processo de migração dos computadores de mesa para equipamentos de maior portabilidade e custos mais baixos, tais como tablets e smartphones. No quarto trimestre de 2015, os resultados para esse segmento também foram negativos, em 2,6%.

No geral, em dezembro de 2015, as vendas no varejo recuaram 2,7% sobre o mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais. Nesse mesmo confronto, a variação da receita nominal foi de queda de 1,9%. Para o volume de vendas, a queda registrada em dezembro ocorre após dois meses seguidos com variações positivas nessa comparação, período no qual acumulou crescimento de 1,9%. Com o resultado de dezembro, o indicador de média móvel para o volume de vendas volta ao campo negativo (queda de 0,3%), enquanto a taxa para receita nominal permanece positiva (0,6%).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile