BitcoinTrade aposta em programa de recompensa a hackers para proteger criptomoedas de clientes

0

O ano de 2020 registrou uma alta no número de ataques cibernéticos em todo o mundo. Segundo a Fortinet, só no Brasil, foram mais de 3 bilhões de tentativas de ciberataques. Diante desse cenário, quando se fala em hacker, a reação da maioria das equipes de TI é sentir receio. Há tempos, esse termo é associado apenas aos criminosos da internet, que aproveitam brechas de segurança. No entanto, tem sido comum a propagação do hacker do bem, profissional que contribui para o aumento de segurança e estabilidade do sistema de um negócio.

De acordo com a BugHunt, primeira plataforma brasileira de Bug Bounty, programa de recompensa por identificação de falhas, as empresas têm mudado sua percepção e estão mais engajadas em evoluir a maturidade de segurança em seus processos e sistemas. "Isso é fundamental para que os negócios não parem, pois o cibercrime também evolui e, para conseguir acompanhar esta evolução, é preciso investir em cibersegurança. Atualmente, a melhor opção são os programas de recompensa por bugs, pois promovem pioneirismo no mercado", explica Caio Telles, CEO da empresa.

A BitcoinTrade, corretora brasileira especializada no mercado de criptomoedas, é um dos exemplos de pioneirismo nessa frente. Buscando manter a confiança de seus mais de 340 mil clientes cadastrados, a mais segura plataforma de moedas digitais da América Latina passou a integrar o time de empresas que contam com os serviços dos especialistas inscritos na BugHunt.

Com o objetivo de investir em cibersegurança e evitar prejuízos financeiros diretos, como clientes terem saldo em reais e criptomoedas roubados, a empresa participa da plataforma há seis meses. "Acreditamos que o melhor teste de segurança da plataforma são tentativas de invasão reais por agentes externos", destaca Daniel Coquieri, fundador da empresa.

Fundada em outubro de 2017, no Rio de Janeiro, a BitcoinTrade já está entre os líderes do mercado nacional, em volume negociado mensalmente. Hoje, atende a milhares de clientes e empresas, entregando uma solução simples, segura e ágil para compra e venda de moedas digitais.

A plataforma de Bug Bounty

A BugHunt acompanha de perto as falhas e vulnerabilidades de sistemas e soluções ao reunir especialistas em busca de reconhecimento e instituições comprometidas com a segurança da informação e privacidade de seus clientes. A partir da ferramenta, as empresas podem abrir programas em duas modalidades: pública e privada. Na primeira, o programa fica disponível para qualquer participante. Na segunda, a companhia pode escolher profissionais na lista dos dez melhores hackers. "Nos dois serviços, gerenciamos a definição de escopo e recompensa, a escolha de especialistas, a avaliação e triagem de relatórios e a verificação e correção de falhas nos serviços", explica o CEO.

Os especialistas cadastrados, então, identificam bugs em sistemas, aplicativos, websites e dispositivos físicos, como totens e máquinas de cartão. A empresa que contratou o serviço avalia os relatórios de vulnerabilidades enviados e, se aprovados, o pesquisador recebe sua recompensa. Um especialista pode ganhar até R$ 10 mil pela descoberta de cada vulnerabilidade. O foco é identificar falhas que possam representar riscos às empresas, como vazamento de dados, que impacta na LGPD; invasão; ataques por ransomware; ou outro risco que traga prejuízo financeiro, operacional ou de imagem. Em média, as companhias levam 196 dias para perceber que foram atacadas. Com a BugHunt, os especialistas identificam falhas e enviam relatórios às instituições em poucos minutos.

Nos últimos meses, as falhas mais encontradas pelos especialistas na plataforma foram vulnerabilidades e fragilidades ligadas a desenvolvimentos web, como a falta de tratamento de parâmetros, que pode levar a ataques de injeção de comandos, sql, xss, ldap, entre outros. Nesse período, a BugHunt também observou um aumento no interesse por programas de Bug Bounty, tanto por especialistas, quanto por empresas. "Instituições dos mais diversos segmentos, como bancos e fintechs, marketplaces, empresas de varejo, startups de tecnologia, portais de notícias, operadoras de telefonia, indústrias e até mesmo grupos de educação, têm nos procurado. Um dos nossos objetivos é democratizar o acesso à segurança e, por isso, está na nossa essência o atendimento de empresas de qualquer tamanho e segmento", explica Telles. Atualmente, a plataforma conta com mais de 3.000 especialistas inscritos e já identificou mais de 750 falhas em instituições brasileiras.

Para o executivo, conforme uma empresa acata às sugestões dos especialistas, o número de relatórios deve diminuir, e isso é um indicador de que a maturidade da companhia está aumentando. "Os programas de recompensa por vulnerabilidades permitem o olhar dos especialistas da plataforma de maneira constante e contínua, então isso auxilia e cria a necessidade das empresas ajustarem seus processos internos para a correção das vulnerabilidades relatadas, o que também acaba promovendo a maturidade em segurança", ressalta. "Hoje, não é possível atingir uma maturidade em segurança sem o auxílio de especialistas e hackers éticos. Aquelas empresas que contam com a comunidade de pesquisadores para auxiliar na proteção de seus negócios são as que estão na frente da corrida pela segurança", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.