Menos de 1% dos sites brasileiros contam com acessibilidade digital

1

Quando o assunto é e-commerce, diversos fatores podem acelerar ou reduzir as vendas e, consequentemente, a lucratividade de uma loja digital. Um dos fatores em que (ainda) nem todo mundo pensa é sobre quanto o e-commerce é um local acessível para todos.

Se lojas físicas, para receber todos de forma igual, precisam contar com rampas, elevadores, sanitários e provadores acessíveis, por exemplo, as lojas digitais também precisam estar preparadas para o mesmo fim.

Os sites devem obedecer a determinados parâmetros e regras estabelecidos internacionalmente, de acordo com as diretrizes do WCAG (World Content Accessibility Guidelines). Isso serve para que todas as pessoas tenham acesso ao conteúdo de um site e possam ter autonomia suficiente para compreender, navegar e comprar produtos ou serviços oferecidos no e-commerce.

Acessibilidade digital elimina barreiras

Existem diversos recursos digitais, direcionados a pessoas com deficiência visual, auditiva, e outros tipos de necessidades específicas, como forma de permitir, democratizar e facilitar o acesso.
Isso significa que se um negócio digital não cumprir os requisitos obrigatórios de acessibilidade digital, ele não consegue receber adequadamente todas as pessoas.

Um e-commerce para todos

No Brasil, aproximadamente 25% da população brasileira, segundo dados do Governo Federal, possui algum grau de deficiência – o que significa quase 50 milhões de pessoas.

Através da acessibilidade digital, é possível trazer para o e-commerce novos consumidores. Pessoas que, até então, não compreendiam ou não conseguiam navegar dentro de um determinado espaço na web por não encontrarem meios de fazer isso.

"É preciso que a empresa esteja disposta a implementar soluções simples, que modifiquem a navegabilidade, tornando-a adaptável para quem está acessando o site. Menos de 1% dos sites do país são acessíveis para pessoas com limitações ou deficiências", aponta Fellipe Guimarães, CEO da empresa de tecnologia Codeby.

"Como facilitar essa transformação? A empresa precisa buscar uma ferramenta automática de acessibilidade digital que se adeque ao seu negócio. Existem ferramentas como a israelense EqualWeb, que tem esse justamente esse objetivo e oferece uma ampla gama de funcionalidades, utilizando Inteligência Artificial. É a tecnologia a serviço da inclusão", finaliza Fellipe.

Investir na acessibilidade digital pode gerar inúmeros benefícios para o e-commerce. Além de estar de fato aberto para todos, diversificando o público, um comércio digital acessível também melhora a visibilidade da marca, e entra em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e as normas internacionais.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.