Publicidade
Início Notícias Gestão Relatório mostra tendências de business intelligence em 2021

Relatório mostra tendências de business intelligence em 2021

0
Publicidade

A Neoris lança a terceira edição de seu relatório anual de tendências de business intelligence 2021. O documento analisa o mais recente cenário de negócios e a inovação como resultado da crise de saúde da COVID-19, bem como os próximos passos que as indústrias devem dar para garantir um 2021 de sucesso.

Com o tema “O desafio após a nova normalidade”, que se concentra na aceleração da disrupção e da digitalização, o relatório analisa o papel da tecnologia em ajudar empresas, sociedades e governos a navegarem nos múltiplos desafios apresentados pela pandemia e adaptarem-se às mudanças que 2021 trará a partir da quarta revolução industrial.

“Após a COVID-19, o futuro será daqueles que se atreverem a se comportar como empresas de tecnologia”, afirma Martín Méndez, CEO da NEORIS. “2021 é o ano para a disrupção. A transformação digital estratégica agora é fundamental e necessária para que as organizações impulsionem seu crescimento”, completa.

De acordo com o relatório da NEORIS, 2020 consistiu em reagir aos desafios apresentados, mas não é mais possível operar nas mesmas condições do ano passado e esperar melhores resultados. 2021 será sobre como as empresas podem se transformar e aproveitar oportunidades e desafios em um ambiente em transformação.

“2021 será um ano de colheita digital”, comenta Fernando Fronza, VP da América Latina da NEORIS, “no qual as profundas reinvenções das organizações começarão a dar frutos, e testemunharemos uma nova maneira de fazer negócios”.

O estudo também traz uma compilação de conhecimentos dos executivos seniores mais experientes da empresa sobre como o poder transformador da tecnologia pode ajudar a criar uma resposta muito mais personalizada e eficiente, a fim de gerar interações inteligentes para atender às necessidades mais urgentes da sociedade. Mais importante ainda, pode ajudar as empresas a olharem para o futuro e adotarem um esquema mais proativo.

“Se 2020 foi o ano do “estado de emergência”, em que as organizações reagiram a essa nova realidade, e em muitos casos de forma abrupta, desorganizada e precipitada; 2021 tem que ser “o ano de colocar a casa em ordem”. Novas oportunidades aparecem em cada situação de crise. As empresas devem operar de forma mais estruturada para que esse novo modelo de trabalho se instale e se enraíze. Algumas das chaves para conseguir isso são a desburocratização, a redução dos procedimentos e operações presenciais e uma digitalização democrática que permita o acesso de toda a população a serviços virtuais essenciais”, explica Gustavo Landa, Country Manager da NEORIS para o Brasil.

Considerações para 2021 – Relatório Anual “Desafio após a nova normalidade”

Apostando no digital

Depois da obrigação de nos digitalizarmos que nos trouxe para esse novo contexto, temos que fazer uma análise do porquê realmente o fazemos. Hoje é por causa do distanciamento social, mas o que vai acontecer amanhã? O que ficou evidente em 2020? O desenvolvimento tecnológico de hoje é para a nossa sociedade o que foi a ferrovia no século XIX. Uma vez que os clientes e cidadãos se acostumem com a facilidade e personalização dos serviços digitais, eles já não estarão mais dispostos a retornar à experiência anterior. Por essa razão, a melhor aposta tanto no curto quanto no longo prazo é modernizar as interações para torná-las mais inteligentes a cada dia.

A oportunidade na crise

Se 2020 foi o ano do “estado de emergência”, em que as organizações reagiram a essa nova realidade, em muitos casos, de forma abrupta, desorganizada e precipitada, 2021 tem que ser “o ano de colocar a casa em ordem”. Novas oportunidades aparecem em cada situação de crise. As empresas devem operar de forma mais estruturada para que esse novo modelo de trabalho se instale e se enraíze. Algumas das chaves para isso são a desburocratização, a redução dos procedimentos e operações presenciais e uma digitalização democrática que permita o acesso a serviços virtuais essenciais a toda a população.

A evolução do sistema de saúde

Durante a história moderna, a medicina ocidental se concentrou em resolver problemas depois que eles ocorrem, ao invés de sua prevenção. A COVID-19 forçou o sistema de saúde a retomar as ações preventivas com mais força. Graças à nova infraestrutura tecnológica implantada nos últimos meses e às táticas de compilação de dados de pacientes geradas remota e continuamente, está sendo formado um verdadeiro “bisturi tecnológico” que iniciará uma nova era de cuidados personalizados e preventivos.

Incerteza empresarial

Em 2020, também vimos uma mudança de foco, na qual o usuário foi colocado no centro da estratégia de negócios. Isso fez com que as tecnologias baseadas em Big Data, Analytics e Inteligência Artificial se tornassem fundamentais para gerar modelos preditivos e para a compreensão de usuários como nunca foi visto antes. Independentemente da indústria, a incerteza se combate com a informação e com modelos que nos permitam entender o panorama do amanhã. Enquanto pudermos entender as mudanças de hábitos e novas necessidades de nossos usuários e clientes, poderemos continuar gerenciando empresas e negócios de forma eficiente e sustentável.

A necessidade de se adaptar

Todos os ecossistemas empresariais tiveram que se reinventar nos últimos meses. Mudanças como espaços de trabalho híbridos, transferência de todos os processos para a nuvem ou redesenho de métodos de cibersegurança foram alguns dos métodos mais comuns que as organizações tiveram que utilizar para poderem se manter na ativa. Hoje em dia, agilidade e precisão são dois dos atributos mais importantes para uma empresa, razão pela qual estamos vendo enormes investimentos em tecnologia e modernização da infraestrutura digital.

A importância de uma boa liderança

Durante a pandemia, as organizações transitaram por diversos momentos: medo, choque, resistência, aceitação racional e emocional, abertura e integração. Gerentes bem-sucedidos tornaram-se capitães de águas incertas. Paradoxalmente, a distância nos deu a oportunidade de nos aproximarmos de nossos colaboradores e colegas de trabalho. Em um ano em que a saúde mental dos trabalhadores estava tão deteriorada globalmente, a liderança compassiva e humana foi fundamental para manter uma comunidade saudável, cujo trabalho em equipe foi sustentado ao longo do tempo.

Para fazer o download do relatório completo, acesse: https://www.neoris.com/pt/insights-2021

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile