Publicidade
Início Segurança Gestão de Risco Topaz OFD oferece solução para reduzir riscos de fraudes no segmento financeiro

Topaz OFD oferece solução para reduzir riscos de fraudes no segmento financeiro

0
Publicidade

Com 424 milhões de dispositivos digitais em uso no Brasil entre computadores, notebooks, tablets e smartphones, de acordo com a pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia), a oferta e a procura por serviços no modelo on-line crescem cada vez mais. O setor bancário é um dos que mais têm desenvolvido soluções digitais para atender as demandas dos clientes no universo mobile.

Para ajudar as instituições financeiras a combater práticas mal-intencionadas contra os correntistas, o Grupo Stefanini oferece a solução Topaz OFD Anti-Fraud Intelligence, que atua na prevenção de fraudes financeiras e mitigação de riscos operacionais e transacionais em canais digitais como Internet Banking, Mobile Banking e Soluções de Onboarding.

Como o ambiente digital pode apresentar diferentes tipos de vulnerabilidades e portas de acesso para invasões, os bancos tiveram que se atentar não só à sua estrutura interna, mas também aos dispositivos dos usuários, que passaram a ser o alvo dos criminosos digitais. “Nesse novo cenário é insuficiente proteger apenas o perímetro das instituições. É necessário criar camadas de proteção do mundo externo, principalmente no ambiente usado pelo cliente para acessar os canais digitais. Para isso, desenvolvemos a plataforma Topaz OFD, que se utiliza de um ecossistema de dados e comportamentos do usuário de forma invisível e agnóstica, analisando as jornadas digitais dos consumidores a partir de uma perspectiva multidimensional, que garante mais assertividade no controle e prevenção a fraudes”, conta Flávio Gaspar, head de Produtos da Topaz.

Para detectar os eventos associados a possíveis fraudes, como clonagem de cartão de crédito e movimentações financeiras suspeitas por meio de dispositivo móvel, a solução analisa um contexto maior, se atentando a características de uso do dispositivo, localização, habitualidade, análise transacional, valores e outras variáveis que podem indicar um comportamento não usual, decorrente de uma tentativa de fraude.

“Por ser uma solução em nuvem, a central que utiliza a Topaz OFD recebe todas as informações das fraudes que estão acontecendo em diferentes bancos, o que permite a criação de um ecossistema de cruzamento e validação de dados. Além de otimizar o diagnóstico das fraudes, a ferramenta amplia a velocidade de prevenção”, explica Jorge Iglesias, CEO da Topaz e responsável pela torre financeira da Stefanini.

Anualmente, a Topaz OFD processa 12 bilhões de eventos nos bancos contratantes. Por meio dos dados coletados, são realizadas 2 bilhões de atualizações por ano para que as fraudes sejam prevenidas e os ataques sejam evitados com mais antecedência. Já são mais de 40 bancos no Brasil que utilizam a OFD para garantir a segurança de seus usuários. Por conta dos bons resultados nacionais, a Topaz planeja expandir a oferta para o mercado latino-americano.

“A região tem um grande potencial a ser explorado no que diz respeito à proteção financeira. Queremos oferecer aos bancos uma solução que promova um ambiente seguro, onde os usuários dos serviços digitais se sintam confortáveis ao acessar o Internet Banking, fazendo com que cresça o índice de confiança na instituição financeira”, aponta Jorge Iglesias.

A previsão é que ainda em 2021 aconteça a internacionalização da OFD. A expansão abre a oportunidade para que os bancos da América Latina conheçam também os outros serviços e soluções ofertados pela Topaz, que atua como um poderoso Core Banking, desenvolvido pela Stefanini, que utiliza tecnologias de ponta para oferta multicanal.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile