Conferências virtuais e híbridas podem compor as estratégias para mitigação das mudanças climáticas

0

Desde 2020, a pandemia foi um fator mandatório para adoção de novas metodologias de trabalho e encorajou empresas e organizadores de eventos a mudarem seus procedimentos. Nesse contexto, o Zoom ampliou globalmente seu papel e passou  a atuar junto a vários grupos e empreendimentos.

Destacamos aqui os impactos positivos que as comunicações em vídeo tiveram em nosso dia a dia ao tornarem-se uma alternativa para viabilizar inúmeros negócios e dar continuidade a diversas atividades da nossa vida. Para o  Zoom, foi uma oportunidade de ver as novas necessidades trazidas pelos clientes, o que levou a empresa a fazer  novos investimentos de relevância na plataforma, como a recente aquisição da startup Liminal para potencializar a realização de eventos por meio de recursos ainda mais completos e imersivos.

O Zoom compreende que houve mudanças na maneira como as pessoas se conectam, aprendem, trabalham, colaboram e participam de eventos. Além disso, a empresa ampliou seu papel e enxerga nesse momento uma grande oportunidade de oferecer soluções que possam trazer mais benefícios aos seus usuários. Isso está ligado também a inspirar novas práticas e contribuir para mudanças culturais necessárias, levando em conta novas situações que precisam da nossa atenção.

Uma pesquisa publicada pela revista Nature Communications afirma que as conferências virtuais e híbridas são alternativas mais ecológicas do que as conferências presenciais. Foram apresentados resultados comparativos da avaliação do ciclo de vida de conferências presenciais, virtuais e híbridas e há um destaque em relação às compensações da pegada de carbono (cálculo da emissão total de gases de efeito estufa associados a atividades humanas no planeta) entre a participação presencial e as conferências híbridas.

"Descobrimos que a transição da conferência presencial para a virtual pode reduzir substancialmente as pegadas de carbono em 94% e o uso de energia em 90%. Para manter mais de 50% da participação presencial, hubs cuidadosamente selecionados para conferências híbridas têm o potencial de reduzir a emissão de poluentes e o uso de energia em dois terços", afirmam os autores do estudo.

Os dados evidenciados no estudo provocam reflexões a respeito da necessidade de fazer mudanças no modelo das futuras conferências alinhadas às práticas que possam reduzir danos ao meio ambiente de forma significativa. O Zoom enxerga seu papel como uma empresa de tecnologia que observa as condutas voltadas às práticas em conformidade ao ESG, (Environmental, Social, and Corporate Governance) – Governança Ambiental, Social e Corporativa, em português.

Acreditamos que unindo esforços necessários é possível obter muitos resultados positivos e crescer economicamente com equilíbrio. O Zoom simplificou até mesmo as atividades híbridas e o espaço para trabalhar não está mais apenas no escritório, assim é possível economizar em custos e reduzir significativamente o consumo de diversos produtos e serviços que em larga escala causam muitos danos ao meio ambiente.

Mesmo que muitos voltem ao escritório, há uma quantidade enorme de pessoas que cumprem o expediente em casa ou em outros locais de trabalho. Para isso, o Zoom disponibilizou soluções necessárias para todos, com o intuito de capacitar uma força de trabalho contemporânea. Temos consciência de que, devido à experiência dos últimos dois anos, nada será como antes. Houve grande evolução no estilo de exercer funções e realizar eventos, e os líderes empresariais precisam se adaptar para garantir seu sucesso a longo prazo.

2022 representa para nós o ano da reinvenção em massa e qualificação da força de trabalho, com a consolidação das novas práticas que trouxeram resultados de impacto positivo. Consideramos nosso papel em nível global ao ajudar pessoas e organizações a elevarem suas atividades para um novo patamar, construindo uma nova realidade. Queremos causar impactos positivos no meio ambiente, ao adotar ações que possam mitigar as mudanças climáticas. Tudo isso é fundamental e faz parte do sucesso a longo prazo que todos desejamos.

Nicolas Andrade, Director of Government Relations LATAM do Zoom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.