Publicidade
Início Serviços Mercado (Services) Empresas exploram call center offshore a partir do Brasil

Empresas exploram call center offshore a partir do Brasil

0
Publicidade

O negócio de call center está aquecido não só no Brasil como também começa a abrir oportunidades internacionais. De acordo com a ABT, o ofshore nessa área ainda tem uma participação muito pequena no faturamento do setor, mas as exportações dos serviços tendem a aumentar a partir deste ano, com a movimentação de internacionalização das empresas. ACS e EDS são alguns exemplos de prestadoras de serviços que alçaram vôo.

A primeira, uma operadora de call center do grupo mineiro Algar, começou a atender o mercado internacional no início de 2004 e, após a fase de aprendizado, conquistou quatro clientes. Todos são dos Estados Unidos, o maior foco da empresa hoje e onde estão as melhores oportunidades, segundo José Eduardo Lima, diretor de relações internacionais da ACS.

?Os EUA respondem atualmente por 90% dos contratos de offshore no mercado mundial?, diz ele. O executivo não revela o nome dos clientes estrangeiros, mas informa que são empresas dos setores de TI, telecom e manufatura. A empresa também já prestou serviços nas áreas de turismo e finanças.

Lima afirma que o Brasil, por possuir muitas prestadoras de call center, adquiriu um grande know how nessa área e oferece custos mais competitivos que outros países. Além dessa vantagem, ele destaca que o atendente brasileiro tem mais jogo de cintura que o estrangeiro, com flexibilidade e capacidade de imprimir diferenciais na prestação de serviços, embora ele reconheça que o domínio do inglês ainda seja uma barreira.

A ACS conta com 50 atendentes direcionados para os clientes americanos na sua estrutura de 6,5 mil PAs, somando 5 mil em Uberlândia (MG) e 1,5 mil em Campinas, interior de São Paulo. Lima diz que esses profissionais falam fluentemente a língua inglesa e alguns têm domínio do espanhol. Boa parte são universitários que precisaram apenas de treinamento para absorver a cultura e o comportamento do norte-americano, que é um povo mais direto e menos receptivo ao telemarketing ativo.

Outra empresa que está recebendo solicitação para exportar serviços de call center é a EDS. A companhia, inclusive, vem incluindo a oferta no pacote de outsourcing em TI para seus clientes estrangeiros. Chu Tung, presidente da EDS Brasil, informa que o objetivo é entregar soluções de valor agregado para toda a cadeia de negócio do cliente, e que as empresas do exterior já começam pedir serviços de cobrança, retenção e venda de produtos.

Essa necessidade aumentou a exportação de serviços de help desk. Muitas solicitações são de empresas norte-americanas para atendimento de pós-vendas e suporte técnico de produtos sofisticados como de TI e hospitalares. A procura pela EDS se dá pela qualidade da mão-de-obra brasileira,mais barata que a norte-americana.

Tung que a EDS precisou montar um time de atendentes com perfil diferenciado dos que trabalham nos call centers convencionais. Foram contratados profissionais graduados, com mais idade e experiência profissional.

A provedora de serviços tem dado preferência a profissionais de TI com domínio da língua inglesa. Assim, o trabalho deixou de ser um ?bico? e o turn over, que nessa área gira em torno de 5% ao mês, caiu para 3% na EDS. Hoje, a companhia conta com cerca de 2,5 mil atendentes, para responder à demanda local e externa, somando a equipe das unidades de São Paulo e Salvador. Para 2006, Tung estima a contratação de mais 800 profissionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile