Segundo a TGT Consulting, a tendência do crescimento do outsourcing de TI deve continuar em 2009, não só pelo seu potencial de proporcionar tecnologias flexíveis às exigências dos negócios, mas também porque, neste momento, a crise financeira exige que as empresas revejam seus investimentos e muitas irão buscar o modelo para auxiliar na gestão de custos.
"Apesar de ser uma tendência, as empresas não devem adotar a terceirização de serviços sem antes saber se o modelo viabilizará o alcance dos resultados desejados", diz Ronei Silva, sócio-diretor da empresa.
Segundo ele, as questões que cercam o outsourcing são bastante complexas. A terceirização que auxilia o CIO, permitindo dedicação maior ao core business da empresa, no Brasil, não é um modelo totalmente consolidado. "O outsourcing ainda esbarra em gestão de contratos, e, além disso, não trás resultados imediatos. A empresa não pode adotá-lo pensando no agora, a análise do perfil e experiência de cada fornecedor é um processo custoso" afirma.
O número de fornecedores que se apresentam diante das oportunidades do mercado também é um desafio na visão de Silva, e a expectativa é que esse cenário fique ainda mais competitivo. Segundo ele, as empresas de terceirização buscarão formas de apresentar preços variados e também desenvolver meios para prestar novos serviços, como é o caso do cloud computing (computação em nuvem), também apontado pela TGT como uma das tendências em 2009. "Cuidado com as ofertas de resultados imediatos, elas podem ser atrativas, mas não atenderão às expectativas", alerta.
Ronei sugere que antes de terceirizar os serviços, a empresa elabore a sua estratégia de sourcing, ação que apontará em que ambiente é necessária a terceirização e se ela realmente é viável no momento.