Procon-SP vai recorrer da decisão que impediu suspensão de sites de vendas online

0

Assim que for notificado da decisão da 7ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, que impediu a suspensão temporária de três sites de comércio eletrônico como penalidade por um aumento no número de reclamações, o Procon-SP vai recorrer para tentar reverter a liminar requerida pela B2W, dona dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime. O ingresso do recurso foi confirmado pela assessoria de imprensa do órgão de defesa do consumidor.

O Procon-SP havia determinado que os sites teriam de interromper a venda por 72 horas a partir de quinta-feira, 15. Pelas falhas, o Procon-SP havia também aplicado multa de R$ 1,74 milhão à empresa. A B2W conseguiu ainda na quarta-feira, 14, dia em que foi comunicada a decisão, uma liminar que cessou os efeitos da decisão.

A penalidade à empresa foi estabelecida com base no crescimento de 180%, de 2010 para o ano passado, no número de reclamações sobre problemas com os sites, sendo a maior parte motivada pela falta de entrega ou defeito nos produtos adquiridos.

Lista divulgada na quinta-feira pelo Procon-SP mostra que a empresa saltou da 21ª posição no ranking das mais acionadas pelos consumidores em 2010 para o segundo lugar no ano passado. Os sites Americanas.com, Submarino e Shoptime foram alvo de 1.574 queixas em 2011, das quais atendeu 954 e deixou 620 sem resposta. A lista é liderada pelo Bradesco. A B2W também ficou em segundo lugar entre as empresas com maior porcentagem de casos sem resposta, com 39%, atrás apenas do Ponto Frio, com 59%.

A empresa havia classificado a decisão e a multa de "agressão virulenta e infundada, violadora da garantia constitucional do livre comércio pela desproporcionalidade entre a multa, a pena e a alegada falta, correspondente a menos de 1% de todas as entregas, fato que acontece em absolutamente todo o mundo e sempre decorrente de causas distintas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.