Publicidade
Início Blogueria A inovação no Brasil e a Internet de Todas as Coisas

A inovação no Brasil e a Internet de Todas as Coisas

0
Publicidade

A tecnologia exerce um papel fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Seu foco deve ser proporcionar aos cidadãos mais bem-estar através de um gerenciamento eficiente de recursos e serviços e da possibilidade de conectar e colaborar com outros cidadãos e com o Governo. A Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything – IoE), ao conectar pessoas, processos, dados e coisas, será a concretização desta meta, permitindo a todos os países, incluindo o Brasil, acelerar seu desenvolvimento econômico e social.

Para irmos além do crescimento orgânico é imprescindível a integração entre tecnologias de parceiros globais e locais e iniciativas como investimentos em colaboração com startups, produzindo soluções específicas para determinados contextos.

Em outras palavras, o caminho do país para o crescimento e para a IoE passa necessariamente pelo empreendedorismo e pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras destinadas a necessidades locais.

E estamos no caminho certo. Segundo dados do estudo Latam Accelerator Report de 2014, realizado pela Fundacity, o Brasil é um dos países da América Latina que mais atraem aportes de aceleradoras e incubadoras, representando 32,36% de toda a região. O dado mais representativo é que 73% destas aceleradoras e incubadoras tem intenção de investir em tecnologias de Internet das Coisas nos próximos 12 meses.

Neste sentido, identificar projetos e oportunidades de negócio ligadas à inovação e com foco na IoE tem sido o primeiro passo para o investimento. Startups que fornecem serviços e soluções em educação, saúde, Smart Grid e cidades inteligentes têm maior destaque e sua colaboração com aceleradoras e centros de pesquisa poderá gerar aplicações úteis a toda sociedade, além de impulsionar sua competitividade no mercado.

A participação de projetos nacionais de Internet de Todas as Coisas em premiações globais também tem sido fundamental. Estas competições propiciam o desenvolvimento e o aprimoramento de tecnologias nas áreas de análise, gerenciamento e conectividade, também servindo para uma melhor visualização da realidade brasileira.

Contudo, para que a transformação da sociedade por meio da tecnologia se consolide de forma satisfatória, é preciso prestar especial atenção a um elemento do processo: o conhecimento. Como a aplicação sustentável da tecnologia é de responsabilidade dos futuros especialistas, a capacitação destes são também parte importante do todo.

Desta forma, as próximas ações do setor devem incluir parcerias estratégicas com universidades e instituições de ensino, com o propósito de melhorar a qualificação dos profissionais de tecnologia que saem para o mercado de trabalho. A cooperação entre empresas e a academia será fundamental para uma maior colaboração técnica e científica, permitindo a troca de conhecimentos e a formação de novos talentos.

Enfim, há um imenso potencial no Brasil e acredito no poder transformador da tecnologia para atender e antecipar necessidades locais. Trabalhando em parceria, podemos ajudar o país em direção à plenitude econômica e social, aproveitando oportunidades e melhorando a qualidade de vida das pessoas através de conectividade e soluções inovadoras.

Nina Lualdi, diretora Sênior de Estratégia e Planejamento da Cisco Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile