Publicidade
Início Notícias Gestão Empresa gaúcha de implementos agrícolas desenvolve projeto de IoT

Empresa gaúcha de implementos agrícolas desenvolve projeto de IoT

0
Publicidade

A Stara, uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do país, com sede na cidade de Não Me Toque, no Rio Grande do Sul, e atuação em 35 países, está desenvolvendo um protótipo com uso de tecnologia de Internet das Coisas (IoT) em parceria com o SAP Labs, de São Leopoldo, voltado a melhorar os processos para plantação de sementes, serviços e gestão de ativos de máquinas agrícolas.

O projeto da Stara já utiliza sensores em seus tratores por meio de uma solução de telemetria conectada com a plataforma SAP Hana Cloud, que permite a integração dos dados obtidos com os sistemas de gestão empresarial.

Com o protótipo de IoT, o agricultor pode monitorar online e em tempo real os processos de plantios (como quantidade de sementes), de preparo, adubação e correção do solo, pulverização e colheita.  Os dados podem ser integrados ao sistema de gestão da fazenda, o que permite análise em tempo real. “Os agricultores podem acompanhar e tomar decisões imediatas sobre os processos críticos de seu negócio, garantindo controle mais eficiente dos custos e das compras de insumos”, destaca Cristiano Paim Buss, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Stara.

Tablet instalado no trator receber as informações da operação
Tablet instalado no trator conectado receber as informações operacionais

Entre os benefícios do protótipo estão ainda a possibilidade de acompanhar as metas de trabalho definidas no planejamento da safra; redução das perdas com o transpasse – plantio de áreas que já foram semeadas – e aprimoramento do gerenciamento de performance dos operadores de máquinas. “Testes feitos com o protótipo revelam que há um aumento de 100% na confiabilidade dos dados e de 100% na velocidade da informação para a tomada de decisão”, destaca Roberto Kuplich, gerente de desenvolvimento e soluções customizadas do SAP Labs América Latina.

A equipe de engenharia e TI da Stara, em parceria com o time de experts do SAP Labs, foram os responsáveis pelo desenvolvimento do primeiro trator capaz de transformar dados do campo em informação relevante para o agricultor. Ele vai além das tradicionais soluções de agricultura de precisão, normalmente consertadas via satélite.

Com a solução de processamento de dados em tempo real SAP Hana, a Stara criou o protótipo que é capaz de monitorar as atividades da fazenda no momento em que elas acontecem de qualquer lugar. Com os dados de telemetria transmitidos pelos sensores para o ERP na nuvem, tornou-se possível monitorar cada uma das atividades previstas para cada parte da plantação, usando uma interface simples.

Conforme o agricultor vai plantando a lavoura, ele vai sincronizando as bases e baixando online seus estoques. O  trator manda as informações e vai provocando baixas automáticas na solução de gestão do ERP ou compartilhando com qualquer outra aplicação da SAP.

“Dados precisos como o custo total planejado por tarefa e o status de sua realização permitem ao usuário tomar decisões mais precisas nas atividades de plantio e desenvolvimento das culturas”, explica Buss, lembrando que este acompanhamento garante melhor alocação de recursos e melhores resultados.

Esse protótipo desenvolvido pela Stara e SAP comprova a viabilidade da aplicação de IoT no campo, que é responsável por 22% do PIB brasileiro. “A tecnologia desempenha um papel fundamental, já que algumas fazendas possuem mais de 400 máquinas – tratores, pulverizadores, plantadoras, entre outras, o que torna impossível o gerenciamento dessa quantidade de dados em planilhas ou papeizinhos”, afirma Buss.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile