Certificado digital já pode ser emitido remotamente

0
0

Já imaginou conseguir emitir um certificado digital sem precisar se deslocar até um agente de registro? Com a tecnologia de biometria facial presente no serviço de certificação digital do Serpro isso já é possível. De forma pioneira, a empresa oferece aos usuários a comodidade de emitir seu próprio certificado digital diretamente do celular, sem a necessidade de comparecer a um Agente de Registro (AR) do Serpro.

O certificado digital emitido pelo celular tem a mesma garantia de autenticidade, confidencialidade e integridade à troca de informações eletrônicas que a emissão do AR, só que de forma muito mais ágil e prática.

A emissão simplificada é feita a partir de uma selfie, utilizando a própria câmera do celular do usuário, e é validada ao ser comparada com um banco de imagens oficial do governo. Após esse "autosserviço", o usuário passa a armazenar o certificado digital em um smartcard ou em seu próprio dispositivo móvel.

O certificado já está disponível e pode ser utilizado, principalmente, por servidores públicos e instituições financeiras para aprovação de empréstimos, interações com órgãos do governo, transações de comércio exterior e, ainda, programas de habitação. Em um segundo momento, o serviço de certificação do Serpro deverá ser estendido a Prefeituras, Tribunais de Justiça, Federações e Conselhos de Classe.

Reconhecimento Facial

A biometria facial é uma tecnologia criada para facilitar a identificação e a autenticação de pessoas, garantindo a segurança das informações. O processo ocorre por meio de algoritmos matemáticos capazes de mapear vários pontos do rosto a partir de características fisiológicas únicas, como o formato da boca, a distância entre os olhos e o contorno do queixo. Essas informações são criptografadas e armazenadas em uma base de dados, que são acionadas para viabilizar a identificação biométrica facial no controle de ponto e de acessos.

Deixe seu comentário