Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Certificado digital já pode ser emitido remotamente

Certificado digital já pode ser emitido remotamente

0
Publicidade

Já imaginou conseguir emitir um certificado digital sem precisar se deslocar até um agente de registro? Com a tecnologia de biometria facial presente no serviço de certificação digital do Serpro isso já é possível. De forma pioneira, a empresa oferece aos usuários a comodidade de emitir seu próprio certificado digital diretamente do celular, sem a necessidade de comparecer a um Agente de Registro (AR) do Serpro.

O certificado digital emitido pelo celular tem a mesma garantia de autenticidade, confidencialidade e integridade à troca de informações eletrônicas que a emissão do AR, só que de forma muito mais ágil e prática.

A emissão simplificada é feita a partir de uma selfie, utilizando a própria câmera do celular do usuário, e é validada ao ser comparada com um banco de imagens oficial do governo. Após esse “autosserviço”, o usuário passa a armazenar o certificado digital em um smartcard ou em seu próprio dispositivo móvel.

O certificado já está disponível e pode ser utilizado, principalmente, por servidores públicos e instituições financeiras para aprovação de empréstimos, interações com órgãos do governo, transações de comércio exterior e, ainda, programas de habitação. Em um segundo momento, o serviço de certificação do Serpro deverá ser estendido a Prefeituras, Tribunais de Justiça, Federações e Conselhos de Classe.

Reconhecimento Facial

A biometria facial é uma tecnologia criada para facilitar a identificação e a autenticação de pessoas, garantindo a segurança das informações. O processo ocorre por meio de algoritmos matemáticos capazes de mapear vários pontos do rosto a partir de características fisiológicas únicas, como o formato da boca, a distância entre os olhos e o contorno do queixo. Essas informações são criptografadas e armazenadas em uma base de dados, que são acionadas para viabilizar a identificação biométrica facial no controle de ponto e de acessos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile