STF reconhece e-mail registrado no lugar de carta registrada

0

O STF (Supremo Tribunal Federal) publicou a Resolução 661/2020, estabelecendo o uso do serviço de Email Registrado da empresa global RPost como o meio oficial para suas comunicações processuais relacionadas à tramitação de casos pendentes.

O órgão passa assim a enviar todos os avisos relacionados aos processos na forma de mensagem de Email tornando praticamente imediata a conexão com todos os interessados. Na estimativa do Tribunal, o uso do Email Registrado vai reduzir significativamente os prazos processuais e acelerará suas atividades. Isto porque, uma vez aberto o email, fica instantaneamente estabelecida a contagem regressiva para o cumprimento de prazos pelas partes.

Governo dos EUA e ONU já aderiram

A decisão da corte brasileira ocorre quase em paralelo com a da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (Securities and Exchange Commission), que também resolveu este ano incorporar a prática do Email Registrado como parte de suas políticas institucionais.

Ambos os órgãos se juntam a outros usuários governamentais que passaram a utilizar a plataforma de correio eletrônico em nuvem da RPost para implementar o envio digital de documentos com validade forense comprovada.

No governo dos EUA, a adoção do Email Registrado já completa quase duas décadas, tendo se iniciado em 2003. Em âmbito mundial o primeiro uso do serviço RPost ocorreu através da OMPI (Organização Mundial para a Propriedade Intelectual), entidade pertencente à ONU, que opera com a plataforma desde 2007.

Atualmente, a própria ONU vem usando serviço de comprovação de entrega documental via Email em mais de 100 países.

STF abole também o fax

Com o Email Registrado, o STF substituiu não só as cartas registradas, mas também o fax. Embora suporte uma tramitação mais rápida, o fax foi gradualmente abandonado devido às suas dificuldades de rastreamento, autenticação de conteúdo e, principalmente, da fraca comprovação de entrega.

A resolução da RPost empregada no STF permite que a Secretaria Judiciária do STF (SEJ) notifique simultaneamente os escritórios de advocacia e as outras instituições envolvidas no trâmite processual.

O serviço de Email Registrado tem origem patenteada e é considerado padrão de fato para a comprovação legal e auditável da entrega do email, seu conteúdo, das mensagens e anexos e dos carimbos de data e hora oficiais. As mensagens enviadas através da plataforma RPost retornam um Registro de Autenticação e Recebimento, validado juridicamente. Este email de Recibo Registrado autentica e reproduz com fidelidade o Email e os anexos originais, incluindo todas as anotações adicionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.