Microsoft amplia a infraestrutura de nuvem para a região Brasil

0
76

A Microsoft anuncia mais um passo no plano 'Microsoft Mais Brasil', a fim de expandir sua infraestrutura de nuvem no país e apoiar as necessidades de resiliência digital dos clientes. As Zonas de Disponibilidade do Azure agora estão disponíveis na região de data center Brazil South.

O anúncio é uma sequência da disponibilidade do Microsoft 365 Multi-Geo no Brasil, anunciada no mês passado, que oferece aos clientes a possibilidade de ampliar a utilização do Microsoft 365 tenant para armazenar dados de usuários em uma ou mais das 16 geografias disponíveis. Em breve, teremos o Dynamics 365 e Power Platform, que devem estar disponíveis ainda no primeiro semestre desse ano, além disso, a região crescerá para acomodar mais duas localidades de Express Route em 2021.

Os clientes no Brasil agora têm opções para construir aplicativos de alta disponibilidade com Zonas de Disponibilidade, suporte para recuperação de desastres no país separados por distância com a região de datacenter Brazil Southeast em caso de desastres naturais, e para o atendimento aos rígidos requisitos de conformidade e residência de dados.

As Zonas de Disponibilidade do Azure são instalações fisicamente separadas em "zonas" para reduzir significativamente o risco de eventos impactantes e fornecer baixa latência de menos de 2ms, oferecendo suporte a aplicativos altamente disponíveis.

O ambiente é composto por um ou mais data centers equipados com energia, rede e refrigeração independentes. Outros dois locais de Express Route estarão disponíveis em 2021, e serão construídos sobre dois locais de Express Route existentes em São Paulo e no Rio de Janeiro, que fornecem maior conectividade na região, bem como redundância integrada para maior confiabilidade. Em todo o mundo, a infraestrutura em nuvem da Microsoft tem mais de 60 regiões lançadas e anunciadas, e o Azure está disponível em mais de 140 países.

O anúncio faz parte de um conjunto de iniciativas do 'Microsoft Mais Brasil'. Um dos pilares do plano, além de uma iniciativa robusta de qualificação profissional, é a expansão da infraestrutura de nuvem da Microsoft no Brasil, que beneficiará tanto o setor público, como empresas privadas – incluindo grandes, médias, pequenas empresas e startups –, e apoiando-os na implementação de inovação e na migração dos seus negócios para a nuvem, além de ajudar a atender às necessidades regulatórias, de segurança e conformidade.

Empresas brasileiras do setor privado, como a Via Varejo, e do setor público, como a Prodesp, estão escolhendo a Microsoft Cloud em suas jornadas para a transformação digital, e apoiando-se nessa frente para reinventar seus negócios. "A Microsoft tem uma reputação de líder confiável do setor e isso foi uma consideração importante na nossa decisão de escolher o Azure.

O uso do Azure simplificou as operações da Via Varejo, facilitando a aplicabilidade de informações analíticas e de inteligência integradas, permitindo nos aprofundar nos dados e descobrir os principais insights para melhorar os processos de negócios e, consequentemente, a tomada de decisões. Por último e não menos importante, a facilidade da curva de aprendizado, pois as ferramentas familiares como Visual Studio e C # .NET para desenvolver aplicações nativas na nuvem", afirma Rodrigo Rodrigues, Diretor de Tecnologia da Via Varejo.

"A Prodesp atua fortemente para garantir a jornada digital para seus clientes e um dos pilares é o uso intensivo de Cloud. Para garantir que façamos essa jornada 100% aderente aos princípios da proteção de dados e segurança das informações, em especial no tema residência de dados, optamos por soluções de alta confiabilidade e estrutura, dentre elas a opção Azure da Microsoft", comenta André Arruda, presidente da Prodesp.

Para clientes que buscam melhorar sua postura de resiliência ou oferecer suporte à residência de dados por meio da região Brazil South, a Microsoft oferece recursos no Azure e no Microsoft 365 para tornar isso possível. O Azure oferece portabilidade de região com o Azure Resource Mover, proporcionando uma experiência contínua ao mover vários recursos entre regiões públicas do Azure para regiões com zonas.

O Azure Resource Mover reduz bastante o tempo e o esforço necessário do cliente para mover recursos entre regiões, fornecendo análise, planejamento e teste integrado de dependência que garantem que os recursos sejam preparados e movidos com êxito. Com este serviço, continuamos expandindo as maneiras pelas quais os clientes podem tirar proveito das novas regiões, bem como novas regiões com AZs no Azure.

O Microsoft 365 Multi-Geo habilita que os clientes reduzam a sua pegada on-premise e cumpram com as obrigações de residência de dados, alocando dados do usuário em repouso para os nossos locais geográficos disponíveis na nuvem Microsoft 365 – tudo dentro de um único tenant. Com o Brasil agora adicionado como uma geografia selecionável, os clientes do Microsoft 365 Multi-Geo podem estender seu tenant do Microsoft 365 para armazenar dados do Exchange Online, OneDrive for Business e SharePoint Online dos usuários no Brasil.

Deixe seu comentário