Publicidade
Início Notícias Gestão SABESP investe no Saneamento 4.0

SABESP investe no Saneamento 4.0

0
Publicidade

A Sabesp, uma das maiores empresas de saneamento básico do mundo e que beneficia a mais de 27,7 milhões de pessoas com abastecimento de água e mais de 21,4 milhões de pessoas com a coleta de esgotos, por meio da Unidade de Negócio Capivari/Jundiaí – RJ, em Itatiba, São Paulo, elaborou um processo licitatório que teve tendo como vencedora a empresa Nalbatech, com a finalidade de implementar um novo sistema centralizado de monitoramento e controle da telemetria e telemedição (hidrometria) nos municípios sob sua concessão no interior de São Paulo, e que poderá servir de piloto para as demais unidades da empresa.

O projeto integra a estratégia da Sabesp para a construção de um modelo de gestão e operação centradas nos conceitos da Saneamento 4.0 (baseados na Indústria 4.0 e IoT – Internet das Coisas) -, que visa a entrega de melhores serviços à população por meio de novas tecnologias e dispositivos digitais.

A Unidade de Negócio Capivari/Jundiaí – RJ atende a 13 municípios que integram a bacia hidrográfica Piracicaba/Capivari/Jundiaí, beneficiando uma população de mais de 800 mil moradores. Para realizar o tratamento dos dados coletados, a Nalbatech implementou a plataforma Elliot Cloud, com a capacidade de gestão de todos os dados provenientes dos sensores conectados aos dispositivos de medição de consumo no município de Morungaba e demais dados originários dos equipamentos utilizados na operação dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos dos municípios atendidos

A tarefa da Nalbatech é qualificar a análise de dados coletados no sistema para garantir a tomada de decisões corretas relativas à Unidade, reduzindo e controlando a intervenção humana nas ocorrências de manutenção dos equipamentos e garantir a entrega da água em todo o sistema. A coleta de dados acontece a partir da medição da vazão da água, volume e pressão, turbidez, quantidade de cloro, flúor, insumos para tratamento, entre outros itens.

Os dados são transmitidos pelos sensores para a plataforma Elliot Cloud por meio de uma rede Sigfox, também implementada pela Nalbatech, oferecendo aos gestores da Sabesp a capacidade de acompanhar o ciclo de vida de todos os processos que envolvem o tratamento e abastecimento. Os dados são apresentados por meio de relatórios, gráficos online e envio de alarmes por e-mail e via aplicativos de comunicação unificada corporativa, auxiliando na execução de suas tarefas.

Cada dispositivo de IoT fornece informações sobre o consumo (hidrometria) na linha do tempo de cada cliente, registrando a quantidade e o momento exato de consumo. Qualquer problema na rede que possa afetar este consumo é alertado aos operadores, que podem ver na tela a ocorrência e adotar as medidas adequadas e possíveis vistorias in loco.

O objetivo do projeto piloto é facilitar a visão de todo o sistema em operação e não apenas isoladamente. A integração dos dados permite às equipes de cada unidade de campo atender a uma ocorrência imediatamente, sem a necessidade de contactar a Unidade para verificar se um agente verificou ou não um problema, tendo uma ação proativa minimizando problemas no abastecimento e reclamação dos clientes.

“Como a implantação do novo sistema pela Nalbatech temos uma visão 360 graus de todos os processos operacionais e nos permite uma atuação mais inteligente e eficaz, gerando melhor planejamento, ganhos de produtividade, redução de manutenções e melhoria da qualidade na execução do serviço com menor custo”, revela Daniel Bocalão Júnior, engenheiro responsável pelo projeto e implantação na SABESP.

Inteligência Artificial aplicada em Internet das Coisas garante os melhores resultados

A tomada de decisões é facilitada pela aplicação de Inteligência Artificial no processo de coleta de dados utilizando-se de regras de negócios implantadas na solução da Nalbatech, que permite a correlação de eventos originados na cadeia produtiva do processo de tratamento de água e esgoto, como exemplo: dados originados da captação de água bruta, o processo automatizado de tratamento, a reservação, e distribuição, os elementos de rede e o cliente. Os eventos que fogem dos parâmetros estabelecidos são rigorosamente verificados pelas equipes de campo.

“O setor de saneamento já não tem mais o mesmo modelo de antes e as soluções de IoT já fazem parte desta realidade. A inovação é necessária para permitir o controle da operação de Saneamento 4.0 e apontar indicadores fundamentais para acompanhamento do sistema com mais precisão”, comenta Neiton Santos Fernandes, gerente da Divisão de Serviços do Capivari/Jundiaí. “Se em uma residência, o cliente tem consumo elevado em determinado espaço de tempo e quando deveria ser zero (madrugada), o sistema emite uma alerta para que a situação seja analisada e tomada uma providência. Se, por exemplo, o consumo deveria ser zero naquele momento e os sensores captam elevado consumo, pode estar ocorrendo um vazamento e uma intervenção deverá ser tomada”, acrescenta o executivo.

O próximo passo, em um futuro próximo, será disponibilizar acesso ao cliente na solução para que possa acompanhar através de um smartphone a medição de consumo de sua residência ou empresa podendo atuar de maneira rápida no controle de desperdício e fazer o uso racional e eficaz da água.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile