Um ônibus equipado com uma sala de aula climatizada, computadores e toda a infra-estrutura necessária para o acesso à internet, começou a rodar em julho do ano passado pelas ruas de Salvador, Bahia. Trata-se do Buzú Digital, idealizado pela Prefeitura Municipal para levar conhecimentos básicos de informática aos moradores de bairros carentes da cidade. O nome do projeto faz referência à palavra "buzú", usada popularmente para se referir ao ônibus em Salvador, e foi escolhido como uma forma de criar intimidade com os jovens.
Como uma das principais fornecedoras da Prodasal, a companhia de processamento de dados de Salvador, a Unisys foi convidada a participar do projeto disponibilizando 11 estações thin client para o primeiro ônibus. ?Fornecemos os equipamentos para viabilizar o projeto de inclusão digital, garantindo, ao mesmo tempo, segurança, fácil administração, raríssima necessidade de manutenção, implementando o conceito de server based computing?, afirma Ronaldo Abath, executivo de vendas da Unisys.
Hoje já são dois veículos, cada um com a capacidade de beneficiar 1,4 mil crianças e adolescentes de comunidades carentes, com idades entre sete e 18 anos, no prazo de um ano. As inscrições podem ser feitas nas sedes das Administrações Regionais nos bairros da capital. Um monitor especializado ministra os cursos gratuitos no horário das 9h às 12h e das 13h às 17h.
?O Buzú é sucesso absoluto na cidade. Cerca de 400 alunos já foram formados em bairros populares de Salvador nessa ação da prefeitura que tem o objetivo de preparar o jovem para seu primeiro emprego?, afirma Márcio Duarte, presidente da Prodasal.
O Buzú Digital deve ficar estacionado em cada local durante um mês. Com ambientação bem-cuidada, incluindo cortinas para dosagem da claridade e redução da interferência externa, o interior do veículo lembra uma sala de aula convencional.
Segundo Napoleão Lemos, diretor técnico da Prodasal, a Prefeitura deve ampliar de dois para seis ônibus até o fim da gestão atual, em 2008. ?O Buzú Digital é uma das várias iniciativas de inclusão digital da Prefeitura de Salvador, que possui cerca de 300 máquinas à disposição da população carente hoje?, informa.