A Intel anunciou que a próxima geração do sistema de informação e entretenimento veicular (IVI, na sigla em inglês) para alguns veículos de produção da Nissan Motor Company será equipada com o processador Intel Atom a partir de 2013. O sistema IVI conta com inovadoras telas gêmeas e foi revelado no Infiniti LE, um luxuoso veículo conceito que não emite de gás carbônico, durante o New York International Auto Show. O Infiniti é um veículo de luxo da marca Nissan Motor Company.
“A tecnologia e os veículos são parte integral do dia a dia das pessoas e ao combiná-los podemos alcançar um estilo de vida verdadeiramente móvel e conectado”, declara Ton Steenman, vice-presidente do Grupo de Sistemas Inteligentes da Intel. “O poderio de desempenho do processador Intel Atom possibilita que a Nissan forneça informações e entretenimento para os motoristas e passageiros simultaneamente e de forma segura, possibilitando experiências mais prazerosas ao dirigir”.
A Nissan escolheu a Intel como parceira tecnológica para desenvolver conjuntamente experiências veiculares de qualidade que manterão os motoristas e passageiros de veículos da Nissan informados, entretidos e produtivos enquanto mantém a segurança. O sistema com telas gêmeas permitirá que o motorista veja as informações vitais sobre navegação e trânsito ao mesmo tempo em que fornece entretenimento, como filmes, para os passageiros.
“O Infiniti LE demonstra o conceito da hospitalidade inteligente”, declara Andy Palmer, vice-presidente executivo da Nissan Motor Company e responsável pelo Infiniti. “As telas gêmeas, desenvolvidas com a tecnologia da Intel, é uma característica inovadora que fornece informações relacionadas ao trânsito no local e na hora ideais”.
O desenvolvimento do produto se aproveita do relacionamento entre Intel e Nissan, que inclui pesquisa conjunta por meio da Intel Labs para explorar novas maneiras para personalizar aplicativos e melhorar a conectividade de dispositivos móveis no carro.
A pesquisa conjunta priorizou diversas áreas, incluindo a fusão dispositivo-veículo, serviços baseados em nuvens para veículos e vigilância dos veículos por vídeo via smartphone, bem como acesso e controle ao veículo via dispositivo móvel. Por exemplo, usando a conectividade do carro com as câmeras e sensores já instalados nele, será possível notificar o proprietário pelo smartphone quando o veículo for atingido em um estacionamento. Além disso, as comunicações de curto alcance (NFC, na sigla em inglês) ou código de barras para parear com segurança um smartphone com um carro permitirão que o dispositivo torne-se uma chave remota virtual.
O anúncio dá continuidade a esforços adicionais para tornar a visão da Intel para o carro conectado em realidade, incluindo a recente criação do Fundo de US$ 100 milhões da Intel Capital para o Carro Conectado, a inauguração do novo Centro Global de Inovação e Desenvolvimento de Produtos Automotivos em Karlsruhe, Alemanha, o programa de extensão acadêmica focado em IVI e telemática, a expansão da Intel Labs Experience e a Pesquisa de Interação automotiva.
- Carro conectado