Consultoria de TI reduz chamados para resolução de problemas

1

A Solcom, empresa especializada em consultoria e prestação de serviços, gerencia infraestrutura, software e serviços dos seus clientes, com objetivo que eles se concentrem em seu próprio negócio, motivo pelo qual implantou a ferramenta GFI MAX, para executar o gerenciamento remoto, backup, antivírus, acesso remoto e-mail seguro.

Ela atua identificando as necessidades de TI dos clientes, oferecendo um conjunto de serviços que podem ser personalizados de acordo com as necessidades de cada um e aposta na qualificação de seus profissionais como seu principal diferencial.

Trabalha com implantação de redes e estações de trabalho, implantação e gerenciamento de equipamentos de armazenamento SAN e NAS, instalação e gerenciamento de ISCSI para banco de dados, publicação de aplicativos internos para acesso remoto via tablet e smartphone e criação de estações de trabalho virtuais para acesso externo. A Solcom atende hoje 39 empresas e os principais clientes são micro e pequenas empresas (de 10 a 100 computadores em rede) da região do ABC paulista, mas também possuem dois clientes maiores com unidades em dez estados brasileiros, além da capital e interior de SP.

O desafio da Solcom era migrar de modelo de serviços e cobrança do tipo "quebra-conserta" e passar a oferecer serviços gerenciados que permitissem aos seus clientes esforços e gastos de TI mais estratégicos, capazes de impulsionar a organização e não apenas corrigir problemas pontuais. Esses serviços precisavam minimizar riscos, alinhar estratégias e aumentar a velocidade de implantação de soluções de TI, buscando a disponibilidade, o desempenho e a segurança de recursos a um preço justo para o cliente e lucrativo para a consultoria.

A empresa abandonou o modelo anterior, proporcionando uma assessoria assistida e preventiva tanto para incidentes como para segurança. O método de cobrança também mudou. Nos contratos fechados após o uso da plataforma de gestão GFI MAX, o valor do gerenciamento já esta incluso na mensalidade. Nos contratos anteriores, a cobrança era mensal e conforme a utilização de serviços e chamados abertos. 

"A ferramenta inibe problemas e com isso reduz a quantidade de chamados. Conseguimos fazer um trabalho mais estratégico e preventivo ao invés de reagir aos problemas", explica Altair Corrêa, sócio proprietário da Solcom.

O maior ganho da Solcom com o uso da GFI MAX foi a redução de 20% nos problemas em estações de trabalho. Em relação aos servidores, este número chega à casa dos 60%. Já no que diz respeito aos sistemas de proteção, a eficácia no monitoramento dos programas de antivírus reduziu em cerca de 70% os incidentes com malwares e outras ameaças. "Agora somos informados quando uma máquina está com problemas, recebemos alertas de desempenho, segurança ou armazenamento, e isso nos permite atuar focados na solução", afirma.

Outra característica do novo modelo é a otimização da força de trabalho e uma maior capacitação da equipe, que acaba trabalhando de forma mais estratégica e menos técnica. Na empresa, os serviços gerenciados e o uso da plataforma trouxeram um aumento na ordem de 30% do tempo ocioso no departamento técnico, o que contribuiu para a entrada de novos clientes sem a necessidade de aumento da equipe.

Ele explica que o foco numa atuação estratégica contínua e preventiva para o cliente acaba por garantir um bom índice de fidelização. "Com toda certeza fidelizamos nossos cliente. Até alguns atendimentos avulsos que fazemos tornam-se fiéis. 50% da nossa carteira são clientes que têm o tempo de vida da empresa".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.