São Paulo implanta sistema de monitoramento criminal usado pela polícia de Nova York

1

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira, 16, a nova etapa do sistema de monitoramento criminal do estado, que utilizará o Detecta desenvolvido inicialmente pela Microsoft para a Prefeitura de Nova York, o qual utiliza tecnologia de ponta para aprimorar o trabalho policial.

Técnicos do governo visitaram três países — Inglaterra, Holanda e Estados Unidos —, mas o sistema de Nova York foi o que mais se aproximou, em termos tecnológicos, das necessidades do estado de São Paulo, segundo o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.

O contrato de R$ 9,7 milhões prevê que o governo paulista terá a propriedade intelectual, junto com a Microsoft, de todas as aplicações que forem desenvolvidas em São Paulo para o sistema de monitoramento inteligente. Com isso, São Paulo poderá continuar o aprimoramento da ferramenta ao trocar experiências com Nova York ou outra cidade que utilize o mesmo sistema.

Os primeiros resultados do Detecta estão previstos para quatro meses, a partir da entrada em operação do sistema. Nos três primeiros meses, serão realizadas três ações em paralelo: adaptação do sistema para as normas brasileiras, com tradução e troca para unidades utilizadas — de dólar para real, por exemplo —, treinamento dos primeiros usuários do sistema e a implantação do sistema.

No quarto mês, os alertas para 10 mil padrões de crimes que foram desenvolvidos em Nova York serão adaptados para as necessidades da polícia paulista. No restante do contrato de dez meses, a Microsoft será responsável por desenvolver novos alertas e regras do sistema de acordo com a experiência que estará em desenvolvimento em São Paulo.

À maneira dos modernos buscadores de sites na internet, o sistema faz a indexação de grandes quantidades de informação policial e estabelece associações automáticas entre esses dados. As informações coletadas pelo Detecta, que podem ser características de um suspeito coletada por câmeras de monitoramento ou a forma como um crime foi praticado, são associadas a partir de semelhanças entre elas.

Além disso, o sistema permite que informações de diversos bancos de dados sejam filtradas de uma forma pré-estabelecida para que seja emitido um alerta sobre crimes. Esses dados são automaticamente relacionados e apresentados para o usuário, que pode ser um policial de patrulhamento, um investigador ou o responsável pelo planejamento dos recursos de segurança pública em um determinado local. São essas características que permitem o aprimoramento da inteligência policial.

"Este projeto é uma oportunidade da Microsoft de colaborar com modelos inovadores de gestão policial com base no uso de tecnologia. O pioneirismo do governo do Estado de São Paulo ao adotar o sistema implantado com sucesso em Nova York será um aliado importante para combater o crime e proporcionar mais segurança aos cidadãos", afirma Mariano de Beer, presidente da Microsoft Brasil.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa tarde Preados (as), Meu comentário é ícone: Não acho correto e inteligente, falar sobre o que esta sendo feito em termos de prevenção contra a criminalidade no em São Paulo ou em qualquer estado do Brasil, isso alerta os criminosos uma vez que já estão sabendo pela própria mídia, que inteligencia é essa? o Bandido tende ter suas ações neutralizadas integralmente mas não dessa forma! vou dar um grande Exemplo aqui no RJ, a impressa colocava a cada 5 minutos dia e hora que o Exército iria tomar conta das comunidades pacificadas, dando assim chance para os Bandidos irem embora pontualmente, isso Ridículo, os caras ainda saem rindo do Governo Estadual particularmente Governador Sérgio Cabral no qual criou a UPP e encurralou 1/2 duzia de Policias para enfrentar bandidos escondidos nas vielas das comunidades fortemente Armadas no qual somente eles conhecem e usando a população como escudo, como a Policia pode agir dessa forma fica indefesa, O certo vai a dica, não pode vazar informação nem para imprensa, principalmente essa que muitas das vezes contribui para que tudo de errado toda operação tem que seguir a rigor sigilosa, é fato tem que pegar os elementos desprevenidos igual á última atuação da PF e Civil do RJ, pegaram os responsáveis pelas ordens e ataques as UPPS, a imprensa tem para de dizer que bandido é chefe, tem Braço direito manda aqui ou ali, essas elementos nocivos a sociedade e que a maioria é fruto dela próprio não pode estar na mídia como se fosse ator de filme Americano, todas esses Bandidos devido ao seu alto grau de periculosidade tem de ficar sozinho separado dos demais no próprio presidio que serve as vezes de quartel e reuniões entre eles.
    As visitas Familiares e de Advogados tem de ser a vista e com Policiais sentados perto escutando o que esta sendo falado, o Exército com a sua competência tem que entrar nas comunidades desarmar os Bandidos e a Policia prende los e não deixar que menores se tornem um deles, Celular Bloqueadores em todos os setores do local, não pode funcionar de jeito nenhum, visita intima nem pensar, porque é nessa que vai a ordem para o Trafico, tomando essas medidas não tem mais perigo nenhum reformular as leis do Brasil tornando-as mais severas ao Homem a Mulher e crianças cometerem qualquer tipo de Crime, Presidio não é Hotel 5 estrelas e uma repartição de ressocialização que não cumpre o seu papel e virtude das enormes falhas do sistema prisional falido do Brasil.Obrigado. Oswaldo M.M.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.