Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Microsoft e Yahoo renovam acordo no segmento de buscas na internet

Microsoft e Yahoo renovam acordo no segmento de buscas na internet

0
Publicidade

Microsoft e Yahoo anunciaram que vão renovar o acordo que mantêm desde 2009 no segmento de buscas na internet, de acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira, 16. Conforme os termos do novo acordo, as empresas se comprometem a melhorar a experiência de buscas dos usuários em múltiplas plataformas, bem como integrar suas equipes de vendas para atrair mais anunciantes.

No acordo original, assinado em 2010, com duração de dez anos, ficou estabelecido que o Yahoo utilizaria o mecanismo de busca também empregado no Bing, da Microsoft, e esta gerenciaria a venda de anúncios associados a buscas do portal. A expectativa das empresas era que seus esforços combinados pudessem criar concorrência capaz de desafiar o Google, líder mundial em buscas. A parceria, entretanto, não atendeu as expectativas, principalmente do Yahoo.

O Yahoo, que dominou a pesquisa na web antes da ascensão do Google, vendeu a sua tecnologia de buscas para a Microsoft no âmbito do acordo original e agora tem apenas uma pequena equipe dedicada a buscas. Mas Marissa Mayer, presidente-executiva do Yahoo, que supervisionou a interface e outros elementos da ferramenta de buscas do Google, já deixou claro que quer inovar em buscas na internet, e que a empresa tem feito pesquisas com novas abordagens em dispositivos móveis, com intuito principalmente de personalizar os resultados e exibição de anúncios.

Em 2013, logo depois de assumir o comando do Yahoo, Marissa chegou a dizer que a parceria com a Microsoft no segmento de buscas não estava proporcionando os ganhos de mercado e receita esperados. Na época, ela disse que um dos pontos cruciais da aliança era ampliar a participação de mercado juntos, “e não simplesmente trocarmos participação um com o outro”.

O dado indiscutível é que o segmento de buscas é vital para os negócios da Yahoo, o qual representou 35% da receita total da empresa no ano passado, ou seja, US$ 1,8 bilhão. Nos termos do acordo original, a Microsoft se comprometeu a repassar cerca de 90% da receita com anúncios exibidos no Yahoo. Na revisão do acordo, segundo as empresas, “essa estrutura econômica subjacente permaneceu inalterada”. A mudança é que agora o Yahoo poderá vender anúncios em buscas de desktops através de sua plataforma Gêmeos, que a empresa está construindo.

A Microsoft, por seu lado, vai gradualmente assumir as vendas de todos os anúncios em buscas do Bing e integrar a equipe de vendas de forma mais estreita com as pessoas que desenvolvem tecnologia de buscas. Anteriormente, os anúncios eram vendidos por representantes de vendas do Yahoo.

Os usuários de desktop nos EUA responderam por 12,7% das buscas no Yahoo e 20,1% no Bing em março, de acordo com a comScore. O Google continua dominando o mercado com 64,4% das buscas. Segundo a empresa de pesquisas eMarketer, as duas empresas juntas devem alcançar uma participação de 6,5% no mercado de buscas mundial neste ano. Mas o Google ainda ficará muito à frente, com mais de 54% de market share. Com informações de agências de notícias internacionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile