Grupo Martins utiliza ISH Box para garantir segurança das transações eletrônicas de seus clientes

0

Com o objetivo de garantir a segurança e confiabilidade das Transações Eletrônicas de Fundos (TEF) do Grupo Martins, o maior atacadista brasileiro, a ISH Tecnologia, empresa especializada em soluções de infraestrutura de TI, segurança da informação e computação em nuvem, desenvolveu a solução ISH Box, que hoje está presente em 1.800 lojas da atendida pela rede de varejo.

Atuante há 65 anos no mercado nacional, com mais de 4 mil colaboradores, o Grupo Martins é uma referência na distribuição dos mais diversos produtos (23 mil itens no portfólio) ao varejo brasileiro, e, no último quinquênio, tem investido fortemente na transformação digital da companhia, com a adoção de novas tecnológicas e o aperfeiçoamento de seus processos para atender aos mais de 3,1 milhões de clientes.

"Nosso objetivo é ganhar maior eficiência, melhorando a integração e a comunicação com nossos canais de varejo a fim de auxiliá-los na tarefa de oferecer excelência em produtos e serviços aos consumidores, bem como fidelizar os clientes Martins", afirma Antonio A. Silva Júnior, gerente da área de Tecnologia e Gestão do Varejo do Grupo Martins.

Segundo o executivo do Martins, o relacionamento com a ISH Tecnologia começou em 2012, quando a ISH fazia consultoria, vendia e implementava soluções de segurança (hardwares e softwares) importados. Com a evolução do trabalho, a sinergia entre as equipes da fornecedora de TI e do Grupo Martins tornou-se tão boa que se estabeleceu uma verdadeira parceria para a criação de soluções customizadas para atender às demandas específicas do atacadista.

Um dos principais resultados desta sinergia foi a solução ISH Box, que foi lançada ao mercado em 2016 e que surgiu em um primeiro momento para auxiliar o Grupo Martins na gestão e na cibersegurança de todas as transferências eletrônicas na venda de cartões dos clientes varejistas. "O cliente tinha a necessidade de ter garantidas a confiabilidade e segurança na realização das transações financeiras online, com uma comunicação eficaz entre a automação comercial e as adquirentes, empresas que fazem a liquidação financeira de pagamentos eletrônicos", informa Rodrigo Dessaune, CEO da ISH Tecnologia.

"Desde o primeiro momento, nós informamos à ISH que para suprir nossa demanda era preciso uma solução com grande capacidade de processamento e de segurança a baixo custo, pois a maioria de nossa rede é composta por pequenos e médios varejistas e só assim seria viável convencê-los a adotar a tecnologia. Outra exigência era que fosse adequada às regras internacionais de segurança bancária (PCI Compliance) e que pudesse ser instalada e gerenciada remotamente, pois fornecemos a lojas nas mais longínquas localidades do Brasil", explica Silva Júnior.

Ciente das especificidades da operação e profunda conhecedora da estrutura de negócios do atacadista, a ISH se propôs a trabalhar em conjunto com a equipe do Grupo Martins para definir as principais características requeridas e a investir no desenvolvimento de uma solução própria – ISH Box, que cria uma Virtual Private Network (VPN), capaz de agir como um firewall para manter seguros os dados que trafegam por uma rede fechada, mantendo-os seguros de um ponto ao outro contra a ação de cibercriminosos.

O ISH Box foi desenvolvido para ser ofertado a baixo custo, o que torna sua adoção viável por empresas de qualquer porte (pequenas, médias ou grandes) e agrega tecnologia, serviços de logística e suporte, inteligência e monitoramento realizados pelo SNOC (Centro de Operações de Segurança e de Redes) da ISH.

"Ficamos muito satisfeitos com o resultado desta parceria inicial que nos garantiu uma solução realmente segura e eficaz, que hoje nos auxilia a garantir melhor produtividade e maior estabilidade nas comunicações de mais de 700 transações eletrônicas por minuto, efetivadas por 1.800 lojas de nossa rede de varejo", ressalta Silva Júnior. Ele reforça ainda que um fator diferencial da solução é incluir manutenção remota ativa para todas as lojas 24 horas por dia, sete dias por semana.

A adoção do ISH Box foi um grande avanço para as operações financeiras do Grupo Martins com o varejo, pois permite o controle de todo o processo da transação, desde o pedido de autorização até a aprovação e conciliação de todas as negociações. "Esta acuracidade nos processos de comunicação dos meios de pagamento contribuiu para a ampliação anual considerável de nossa rede varejista", comemora o executivo do Grupo Martins.

Hoje, com o ISH Box, o Grupo Martins tem garantida a segurança de mais de 22,4 milhões de transações eletrônicas por mês, ou seja, a movimentação de mais de 46 milhões de reais diários. Para isto, 76 profissionais da área de Gestão e Tecnologia de Varejo do Grupo Martins, entre consultores comerciais, técnicos, analistas de projeto, equipes de instalação e de suporte aos varejistas, trabalham diretamente com a ferramenta para o controle de fluxo das operações.

"A criação e implementação de uma solução de cibersegurança para assegurar a confiabilidade das TEFs feitas pelas lojas que comercializam os produtos do Martins foi um grande desafio e uma excelente oportunidade de negócios. A maioria dos varejistas aderiu a solução e ainda temos boas perspectivas de vendas dentro da própria rede deles. Além disso, pudemos aprimorar a solução e oferece-la ao mercado, tendo hoje uma carteira variada de clientes de diferentes setores e portes", informa Dessaune.

A parceria entre o Grupo Martins e a ISH Tecnologia continua e vem se fortalecendo ano a ano. A fornecedora de TI oferece serviços continuados por meio do ISH Box aos varejistas do Martins e tem investido para aprimorar a solução com o objetivo de auxiliar na adequação dos processos de pré-vendas, inteligência, logística e definição de preços às exigências de compliance e de segurança.

Próximos passos

"Atualmente, o nosso desafio é viabilizar a transferência de conhecimento sobre as soluções da ISH Tecnologia para nossa equipe, pois estamos em constante processo de aprimoramento de diferentes processos empresariais. Por esta razão, temos hoje uma vez por bimestre um especialista da ISH em nossa sede treinando nossos profissionais e há cada dois ou três meses mandamos um talento do Martins fazer uma imersão na sede da ISH em Vitória", detalha Silva Júnior.

O Grupo Martins tem ainda a expectativa de continuar investindo em parcerias para o desenvolvimento de novas soluções para seus varejistas em conjunto com a ISH Tecnologia. Uma delas é oferecer o CyberPass, ferramenta wireless de marketing digital, que propicia comodidade e agilidade no acesso wireless e, simultaneamente, auxilia as empresas no desenvolvimento de campanhas publicitárias, de promoção ou de vendas mais amigáveis, precisas e efetivas. O CyberPass já está totalmente adequado às exigências do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPDP) para assegurar maior inteligência comercial, segurança da informação e respeito a privacidade dos consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.