Publicidade
Início Notícias Gestão CNI se manifesta a favor de manter vetos ao uso obrigatório do...

CNI se manifesta a favor de manter vetos ao uso obrigatório do certificado digital

1
Publicidade

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), junto a outras instituições e associações públicas como o ITS-Rio e a AB2L, reforçam a importância de manter os vetos 50.20.002 e 50.20.003 (incisos II e V do § 2º do art. 5º) que obrigam o uso de assinatura eletrônica qualificada (certificado digital) nas interações com o ente público que envolvam sigilo constitucional, legal ou fiscal; e nos atos de transferência de propriedade de veículos automotores, respectivamente.

Se rejeitado o Veto 50.20.002, qualquer ação que envolva sigilo (por menor que seja) com o poder público, seja entre entes do poder públicos ou entre o poder público e sociedade, deverá ser por meio de certificado digital emitido pelos moldes ICP-Brasil. Será obrigatório para uso de sites do governo, tanto os que envolverem acesso de informação, como de acesso simples a todas as plataformas de aplicativos do governo.

“A manutenção do veto é essencial. A derrubada aumentará o custo Brasil. Só em renovação de certificados digitais o governo federal gasta aproximadamente R$ 80 milhões por ano. Enquanto o mercado, especialmente o pequeno empreendedor, terá que desembolsar R$ 2 bilhões por ano. Há outros métodos igualmente seguros, eficazes, muito mais baratos e até gratuitos. Não faz sentido onerar ainda mais o cidadão e aumentar o custo da máquina pública”, afirmou Daniel Marques, diretor da AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs).

Diretrizes internacionais como as do Banco Mundial apontam que os níveis de garantia devem ser proporcionais aos serviços prestados digitalmente, mas não onerosos ao cidadão.

“Ao realizar a apresentação da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, sendo esse um documento repleto de informações com limitação de acesso, todos os contribuintes serão obrigados a ter ‘certificado digital’ ou a apresentar a declaração fisicamente, num evidente excesso”, diz a nota técnica.

A utilização de assinatura qualificada na transferência de veículos, prevista no veto 50.20.003, representa reserva de mercado artificial, eliminando a inovação no mercado e a capacidade das partes envolvidas definirem regras de forma infralegal.

“A derrubada do veto impediria a simplificação burocrática, a redução de custo financeiro e a economia do tempo gasto por empresas e pelo cidadão”, diz a nota técnica.

“Estamos para voltar décadas no governo eletrônico. A manutenção dos vetos é importante não só para evitar um governo caro, como é essencial para manter quem está na internet conectado. Obrigar a compra de um certificado caro, que só 2% da população tem, para quem quer trocar de carro ou enviar documentos pro INSS, na prática, é excluir a população do governo”, defendeu Fabro Steibel, diretor do ITS-Rio.

Segundo a CNI, caso os vetos sejam rejeitados, a regra que entrará em vigor, além de onerar demasiadamente os cidadãos e as empresas brasileiras, contrariam o objetivo da proposta original uma vez que são ações que podem ser qualificadas como relativamente simples para os quais está sendo exigido um nível de segurança oficial maior que o necessário.

1 COMENTÁRIO

  1. Isso é irrisório comparado aos gastos em cartório, estão usando uma cortina de fumaça para esconder os gastos absurdos e obrigatórios com Cartório que tem um lobi forte e por isso ninguém mexe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile