Defesa do Consumidor aprova padrão para cartões pré-pagos

0

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que obriga as operadoras de telefonia celular a padronizar os cartões de recarga para telefones pré-pagos. A proposta também proíbe a aplicação de aumento da tarifa sobre créditos já adquiridos.

Conforme o texto, os cartões deverão informar os valores das tarifas (normal e reduzida) cobradas de celular para celular da mesma operadora em ligações locais; de celular para celular de outras operadoras; de celular para telefone fixo e das ligações interurbanas.

O relator, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), apresentou parecer favorável ao projeto. Ele concordou com a proposta de que os valores dos serviços estejam acessíveis no momento da compra do crédito para evitar aumentos prejudiciais aos consumidores.

Sampaio afirmou que, como o crédito é pago antecipadamente, o preço da tarifa a ser considerado na hora da ligação tem que ser o mesmo da hora da compra. "As concessionárias de telefonia, ao alterarem o preço de um serviço já pago, estão exigindo do consumidor vantagem excessiva, em desacordo com a lei", criticou.

O relator disse ainda que a Anatel é o órgão que deveria fiscalizar e reprimir eventuais abusos das operadoras. Entretanto, ele afirmou que a agência tem sido omissa e que isso prejudica usuários de celulares pré-pagos. "Infelizmente, parece que a Anatel deixou de cumprir essa atribuição", concluiu Sampaio.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada ainda pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.