Apple e Foxconn ainda desrespeitam limite máximo de horas extras nas fábricas

0

Trabalhadores da principal fornecedora da Apple, Hon Hai Indústria de Precisão, mais conhecida como Foxconn, estão envolvidos em diversos programas de melhorias de condições nas fábricas. Mesmo assim, a jornada de trabalho ainda excede o máximo recomendado pelas leis chinesas, segundo um novo relatório emitido pela Fair Labor Association (FLA), responsável por auditorias nas instalações.

O trabalho foi conduzido em janeiro e concluiu que 98,3% das 360 recomendações feitas no ano passado foram cumpridas. Isso inclui desde aumentar as políticas de proteção aos funcionários, diminuir o aquecimento nas instalações e até aumentar o número de toaletes e saídas de incêndio disponíveis. Em relação aos últimos 76 itens pendentes levantados na última auditoria, 70 foram atingidos.

As horas extras, um dos pontos mais sensíveis para a condição de trabalho dos funcionários, continuam a acontecer. A rotina extenuante foi motivo inclusive de suicídios e ameaças de suicídios dos trabalhadores nos últimos anos. A Foxconn permite a eles o trabalho de mais de 60 horas semanais, enquanto a lei chinesa estabelece um teto de 40 horas para o período e 36 horas adicionais mensais. O prazo limite para atender essa recomendação é julho deste ano, segundo o The Wall Street Journal. Em média, os operários fizeram entre 40 e 60 horas em todas as semanas. Em uma fábrica, alguns chegaram a bater a marca de 70 horas durante o lançamento do último iPhone.

Procurada pelo jornal, a Apple afirmou que continua a trabalhar com a FLA coletando dados semanais sobre o trabalho na Foxconn. O CEO da FLA, por sua vez, destacou o progresso da Foxconn especialmente na representação dos funcionários. A fatia de líderes operários em comitês que decidem sobre as deliberações da companhia saltou de 20% para 40% no período do trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.