Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Rússia ameaça ampliar censura na internet com bloqueio de acesso ao Twitter

Rússia ameaça ampliar censura na internet com bloqueio de acesso ao Twitter

0
Publicidade

O órgão regulador da internet na Rússia ameaçou bloquear o Twitter por considerá-lo “um instrumento global para a promoção da informação política”. Medida vem na esteira de algumas opções que o país considera em seus esforços para impor restrições ao uso da internet, segundo informa o jornal britânico Financial Times.

“Nós podemos bloquear o Twitter ou o Facebook na Rússia amanhã, em poucos minutos”, afirmou Maksim Ksenzov, chefe da Roskomnadzor, agência estatal que supervisiona a internet naquele país, em uma entrevista publicada pelo jornal russo Izvestia, nesta sexta-feira, 16. “Se em algum momento acreditarmos que as consequências em ‘desligar’ as redes sociais serão menos significativas do que os danos causados à sociedade russa pela posição não construtiva da liderança de empresas internacionais, faremos o que tiver de ser feito nos termos da lei”, acrescentou.

A declaração do chefe da agência reguladora da internet vai ao encontro da preocupação de blogueiros, defensores dos direitos civis e empresas de internet com alterações legais que poderiam transformar a esfera online, até agora livre na Rússia, em um espaço muito mais controlado.

Em fevereiro, o gabinete do procurador geral se deu o direito de ordenar os bloqueios de páginas web sem aprovação judicial, um poder que começou a ser usado extensivamente. No mês passado, o parlamento aprovou uma outra lei que trata blogueiros com mais de 3 mil seguidores no Twitter como se fossem meios de comunicação, impondo a eles a obrigação de registro. A mesma lei também torna os blogueiros responsáveis pela precisão de qualquer conteúdo publicado e inclui uma exigência para todos os serviços de internet oferecidos na Rússia em armazenar os dados de usuários no país. Ao governo foi dado o poder de multar ou bloquear aqueles que não cumprissem a implicação.

“As leis são mal escritas, e muitas das pessoas que querem estabelecer uma internet nacional separada não sabem do que estão falando”, disse um executivo sênior de um grupo russo com operações em internet e telecomunicações. Ele acrescentou que a Rússia não tinha nem os recursos nem a experiência para construir uma enorme infraestrutura de servidores e softwares necessários para operar um firewall tão eficaz como o chinês.

Tornou-se claro também nesta sexta-feira que o debate sobre o quão longe vão os rumos do controle da internet na Rússia ainda está longe de terminar. Algumas horas após a entrevista de Ksenzov ser publicada, o primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, escreveu em seu perfil no Facebook que, como um usuário ativo de sites de redes sociais, acredita que é necessário que a legislação russa leve em conta os interesses de todos os lados, incluindo das redes sociais e de seus usuários.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile