Gemalto aposta na adoção de identificação móvel por bancos e governos

0

A utilização do celular como canal de identificação de usuários para serviços diversos, como compras, pagamentos e acesso a conteúdo na web, é uma nova fonte de receita para as operadoras móveis. A Gemalto desenvolveu uma solução criptografada de identificação baseada no SIMcard e que pode ser oferecida a terceiros, com a anuência das operadoras, obviamente. Um banco norueguês e o governo de Omã são os dois primeiros grandes clientes da solução, que já soma mais de 1 milhão de usuários. Uma das vantagens dessa solução é que funciona em qualquer celular, mesmo os mais básicos, sem depender de aplicativos.

No caso de bancos ou de qualquer outro site na web, a ideia é substituir o nome de usuário pelo número de celular do correntista. Este recebe uma mensagem em seu telefone quando tenta acessar o site. Basta então digitar sua senha no telefone para liberar o acesso à pagina via desktop. "As pessoas costumam usar diferentes usernames para diferentes serviços, mas com a mesma senha. O difícil às vezes é lembrar o username", comenta Tomi Soininen, diretor de mobile ID da Gemalto, que esteve no Brasil esta semana para participar do Mobile 360, no Rio de Janeiro. O banco norueguês em questão tem 3,5 milhões de correntistas, dos quais cerca de 600 mil utilizam a identificação móvel. Segundo o executivo, o grupo realiza mais transações eletrônicas que aqueles que seguem usando o token físico para autenticação.

Soininen reconhece que a identificação via SIMcard para terceiros (ou seja, não-operadoras), está apenas começando. Um dos maiores desafios é conseguir a cooperação das teles, especialmente em mercados com grande competição em telefonia móvel, como o Brasil, onde quatro companhias dividem o mercado praticamente em partes iguais. "A cooperação é importante. É preciso botar o consumidor no centro", avalia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.