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Cresce a proporção de empresas que usam conexões acima de 10 Mbps no Brasil, aponta pesquisa

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Entre 2012 e 2015, a proporção de empresas brasileiras que contrataram planos de conexão à internet com velocidades de até 1 Mbps passou de 19% para 8%, enquanto as que contrataram planos com velocidades de até 1 Mbps passou de 19% para 8%, enquanto as que contrataram velocidades acima de 10 Mbps subiram de 21% em 2012 para 40% em 2015, de acordo com a nova edição da pesquisa anual TIC Empresas, divulgada nesta segunda-feira, 16, realizada pelo Cetic.br, departamento do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A pesquisa avalia o uso de tecnologia da informação e comunicações (TIC) nas companhias brasileiras. Segundo o levantamento, essa tendência foi observada entre empresas de todos os portes.

A pesquisa TIC Empresas 2015 também mostra que 70% das empresas têm conexão à internet via linha telefônica (DSL) e 64% via cabo, enquanto apenas 5% possuem conexão discada e 6%, via satélite. A disponibilidade de computador e internet nas empresas brasileiras de pequeno, médio e grade porte está universalizada há alguns anos, de acordo com a série histórica da pesquisa. Os dispositivos móveis, no entanto, ainda não estão amplamente disseminados: os notebooks e tablets estão presentes em 69% e 19% das empresas, respectivamente.

Enviar e-mails (99%), buscar informações sobre produtos ou serviços (94%), e fazer pagamentos, transferências e consultas bancárias via internet banking (88%) seguem como as atividades mais frequentes para a maioria das empresas brasileiras. Tarefas que demandam habilidades específicas, por sua vez, são realizadas em menor proporção: 43% das empresas afirmaram que entregam produtos ou serviços em formato digital, 35% fazem treinamento de funcionários e 32% utilizam telefone via internet (VoIP).

Presença na internet

A presença de websites pelas empresas não apresentou grande variação desde 2012, quando começou a ser medida pela pesquisa, permanecendo no patamar de 57% em 2015. Este indicador, no entanto, varia segundo o porte: entre as grandes e médias empresas, 87% e 75% respectivamente, possuem website. Entre as pequenas, essa proporção é menor (52%). A pesquisa revela crescimento no percentual de empresas que perfil ou conta próprios em alguma rede social: passou de 36%, em 2012, para 51%, em 2015. Entre as empresas de grande e médio porte, 60% e 56%, respectivamente, possuem perfil em redes sociais, enquanto entre as empresas de pequeno porte este número é de 50%

O estudo também constatou que o principal tipo de software utilizado é o de licença de uso, que chega a 76% das empresas, frente a 52% das que utilizam software por licença livre e 22% das que usam software desenvolvido pela própria empresa. Em 2015, 70% das empresas brasileiras promoveram a atualização de seus softwares e uma parcela menor (31%) introduziu softwares novos. Na percepção das empresas, essa introdução ou atualização dos softwares melhorou principalmente a organização dos processos da empresa (80%), a produção de informações para tomada de decisões (74%) e a integração e comunicação entre as áreas da empresa (71%).

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