A Telefônica Educação Digital (TED) é responsável pelo treinamento de mais de 120 mil profissionais por mês dos seus clientes. Especializada em educação digital, a empresa precisava de uma ferramenta de BI (business intelligence) para avaliar os indicadores dos mais de 450 treinamentos realizados mensalmente para um grande cliente. Para isso contratou a W5 Solutions que em apenas um mês customizar a ferramenta para atender todas as necessidades do cliente.
A TED já possuía quatro sistemas para controlar diversos fatores dos treinamentos realizados no cliente, cada um com uma função distinta: um para controlar quais eram os treinamentos solicitados, outro para verificar o status das capacitações em curso, um terceiro para realizar avaliações e feedbacks e outro exclusivo para verificar os custos envolvidos. “Nós tínhamos essas informações, sabíamos que os treinamentos eram bem sucedidos, mas queríamos que o cliente pudesse verificar de forma simples e direta todas as informações e insights importantes realizados pela nossa empresa”, explica o diretor da Telefonica Educação Digital, Luiz Alexandre Castanha.
Em janeiro de 2015, houve a contratação da W5 Solutions e já em fevereiro do mesmo ano o sistema estava em funcionamento. A solução de BI retira dados dos quatro sistemas existentes (treinamentos solicitados, status, avaliações e feedbacks e controle de custos) e apresenta em dashboards, mostrando de forma clara e objetiva os principais KPI’s obtidos. Dentro do cliente, o TDA é utilizado por 60 profissionais, entre analistas, coordenadores, gerentes e diretores.
Atualmente a TED realiza em média cerca de 450 treinamentos presenciais e mais de 30.000 ações de treinamentos a distância treinamentos.“Um dos principais objetivos da utilização do TDA é conseguir tomar decisões no tempo certo. Por exemplo, realizarmos a migração dos treinamentos presenciais para os treinamentos on-line, gerando assim redução de custos. A meta é avançar nos treinamentos realizados de modo virtual”, devido a redução de custos e velocidade de implantação, e deixar os presenciais para ações mais voltadas ao comportamental explica Castanha.
“Ainda estamos nos organizando para conseguir aumentar o número de capacitações feitas on-line, mas já podemos afirmar que houve uma significativa economia para nosso cliente”, explica o diretor. “Optar pelo TDA foi uma decisão acertada, pois a ferramenta é muito intuitiva, sua implantação foi extremamente rápida e o custo é único, não existindo um número limite de usuários. Estamos muito felizes com os resultados obtidos até o momento.”
O sistema tem dado tão certo com o cliente que a TED planeja a utilização do TDA para o seu negócio. “As informações obtidas pelo sistema de BI serão utilizadas para alimentar displays localizados em cada setor da empresa, mostrando para todos os funcionários como está o andamento dos trabalhos mais importantes de cada área. Esse método é conhecido como “Gestão à Vista”, e apresenta uma visão mais integrada da empresa para gestores e funcionários”, almeja o diretor.