Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Gastos mundiais com TI deverão crescer 1,4% em 2017, informa o Gartner

Gastos mundiais com TI deverão crescer 1,4% em 2017, informa o Gartner

0
Publicidade

O Gartner aponta que os gastos mundiais com TI somarão US$ 3,5 trilhões em 2017, um aumento de 1,4% com relação a 2016. Esse crescimento é menor do que a previsão do trimestre anterior de 2,7 %, em parte devido ao aumento do dólar.

O relatório de previsão de gastos mundiais com TI do Gartner é um importante indicador das principais tendências de tecnologia em termos de hardware, software, serviços de TI e telecom. Há mais de uma década, executivos de TI e de negócios de todo o mundo utilizam esses relatórios trimestrais para reconhecer oportunidades e desafios do mercado e basear suas decisões empresariais fundamentais em metodologias comprovadas.

Segundo o Gartner, o segmento de sistemas de data center crescerá 0,3% em 2017. Embora esse número esteja acima do aumento negativo de 2016, o setor está passando por uma desaceleração do mercado de servidores.

Devido às fortes vendas de celulares e a um pequeno aumento na venda de impressoras, PCs e tablets, estima-se que os gastos globais com dispositivos (PCs, tablets, ultraportáteis e telefones celulares) crescerão 1,7% em 2017, chegando a US$ 645 bilhões, um aumento com relação ao crescimento negativo de 2,6% em 2016.

A elevação dos gastos com celulares neste ano será impulsionada pelo aumento do preço médio de venda desses telefones na região emergente da Ásia/Pacífico e China, junto às substituições do iPhone e ao 10º aniversário desse dispositivo. O mercado de tablets segue em declínio significativo, uma vez que os ciclos de troca continuam longos.

Ainda segundo as estimativas, tanto as vendas quanto a posse de PCs desktops e laptops continuam negativas. Durante 2017, as atualizações para Windows 10 no segmento corporativo devem crescer, embora o aumento nos custos dos componentes deva elevar os preços dos computadores.

Estima-se um crescimento de 2,3% no mercado mundial de serviços de TI para 2017, o que indica uma redução se comparado ao aumento de 3,6% em 2016. As mudanças modestas na previsão para esse setor neste trimestre podem ser caracterizadas como ajustes em determinadas regiões, resultado da antecipação de possíveis alterações de rumo nas políticas domésticas e internacionais dos Estados Unidos.

As regras de negócios definidas pela nova administração do país norte-americano devem ter um impacto ligeiramente positivo no mercado de serviços de implementação na região, uma vez que é esperado que o governo norte-americano aumente significativamente seus gastos com infraestrutura nos próximos anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile