Publicidade
Início Notícias Gestão Cinco maneiras para criar uma estratégia de ciência de dados eficiente

Cinco maneiras para criar uma estratégia de ciência de dados eficiente

0
Publicidade

Computação Cognitiva e Aprendizado Profundo (Deep Learning) são termos que estarão cada vez mais frequentes nos debates sobre analytics e big data entre os líderes de TI. Com todas as expectativas relacionadas ao assunto, pode ser difícil criar um plano de ação, mas o Gartner aconselha os líderes de TI a ordenarem o ruído e usarem a tecnologia emergente para criar um projeto que faça sentido para suas organizações.

Os líderes de TI precisam adotar Big Data e as tecnologias emergentes em seu entorno para operacionalizar a Data Science em suas empresas. O Gartner destaca que é fundamental fazer parcerias com empresas para identificar onde a ciência de dados pode ajudar. Entre as recomendações dos analistas estão o envolvimento com a linha de negócios para ver o setor vertical de sua organização e os problemas que vão impactar a empresa.

Outro desafio dos líderes de TI será operacionalizar o Aprendizado de Máquina (Machine Learning). Cientistas de dados realmente não sabem como implantar ou gerenciar modelos em produção. Os executivos de TI precisam fornecer a mentalidade de DevOps para ajudar os cientistas de dados a transformarem ideias em produção e ajudar a escalar em termos de como eles constroem e monitoram os modelos.

Para isso, o Gartner ressalta a importância de planejar o armazenamento e o gerenciamento de mais dados, pois a tendência é que o volume não pare de crescer. Para que os dados sejam valiosos, eles devem ser de alta qualidade, o que significa que será necessário muito armazenamento. Tecnologias tais como o Aprendizado Profundo (Deep Learning) exigem dados de alta qualidade e as áreas de TI serão responsáveis pelo gerenciamento e pelo armazenamento dessas informações, além de disponibilizar os dados corretos para diversas áreas da empresa.

Pesquisas indicam também a importância de oferecer para as equipes as ferramentas e infraestrutura certas. Os cientistas de dados estão vivenciando muitas tecnologias Open Source e de Nuvem. Certificar-se de que a equipe tenha as plataformas, ferramentas e infraestrutura certas para ter sucesso é fundamental, mas as empresas precisam adotar plataformas capazes de crescer junto com as suas demandas, de forma escalável.

Nesse novo cenário digital, funcionários são estratégicos para a mudança. Data Science deve ser encarada como um esporte coletivo, com a participação de todas as áreas da empresa. Os cientistas de dados não podem fazer tudo, por isso é importante ter engenheiros de dados para filtrar informações e arquitetos de TI que possam ajudar com os modelos a serem usados por todos os funcionários. Os líderes de TI devem oferecer suporte para toda a equipe, além de garantir que a unidade de negócios esteja envolvida para o sucesso dos projetos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile