Publicidade
Início Notícias Comunicações Huawei pede diálogo com governo Trump para voltar a atuar nos Estados...

Huawei pede diálogo com governo Trump para voltar a atuar nos Estados Unidos

0
Publicidade

A Huawei divulgou nesta quinta-feira, 16, uma nota propondo o debate com o governo dos Estados Unidos a fim de que sejam criadas medidas efetivas para garantir a segurança de dados. O pedido vem semanas após os norte-americanos imporem um banimento aos equipamentos da Huawei, acusando a empresa de espionagem a serviço do governo chinês.

A Huawei se diz líder na tecnologias 5G e afirma que restringi-la de fazer negócios naquele país não tornará os EUA mais seguros ou mais fortes. “Em vez disso, servirá apenas para limitar a sua atuação em favor de alternativas inferiores e mais caras”.

A empresa afirma que a decisão vai deixar aquele país atrasado na implantação do 5G e, eventualmente, prejudicar os interesses das empresas e consumidores locais.  Também fez ameaças veladas quanto à infração de seus direitos e diz que a proibição levanta sérias questões legais.

A Huawei já entrou com um processo contra os Estados Unidos, em março, no qual diz que o banimento é inconstitucional. No mesmo documento, a empresa afirma que o governo nunca apresentou provas da suposta espionagem e reforça que, dos 170 países no qual atua, os EUA são os únicos a acusá-la de tal ato.

Para o governo do presidente Donald Trump, no entanto, os equipamentos da Huawei têm sido utilizados para espionar as comunicações no país. Por isso, foi proibida a compra de qualquer solução Huawei por órgãos governamentais e pelas operadoras de telecomunicações locais. Trump também vem fazendo pressão para que outros países façam o mesmo.

 

Além da acusação de espionagem, a Huawei enfrenta outros processos nos EUA. O Departamento de Justiça acusa a empresa de violar o bloqueio econômico que os EUA impõe ao Irã, proibindo que qualquer empresa ou país faça acordos comerciais com ele. Foi esse o motivo que levou a prisão da CFO da Huawei, Meng Wanzhou, no Canadá, em dezembro de 2018. A executiva foi solta sob fiança.

Nota oficial:

A Huawei é a líder indiscutível em 5G. Estamos prontos e dispostos para debater com o governo dos EUA e propor medidas efetivas para garantir a segurança do produto. Restringir a Huawei de fazer negócios nos EUA não tornará os EUA mais seguros ou mais fortes; em vez disso, servirá apenas para limitar os EUA a alternativas inferiores e mais caras, deixando o país atrasado na implantação do 5G e, eventualmente, prejudicando os interesses das empresas e consumidores americanos. Além disso, restrições sem razão infringirão os direitos da Huawei e levantarão outras sérias questões legais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile