Publicidade
Início Segurança Gestão de Risco LGPD: Pesquisa mostra 69% das empresas pouco preparadas para atender a normativa

LGPD: Pesquisa mostra 69% das empresas pouco preparadas para atender a normativa

0
Publicidade

A Netbr, especializada em tecnologias de acesso e identidade em ambientes de negócios, juntamente com sua parceira norte-americana Sailpoint, concluiu um levantamento sobre a visão das empresas brasileiras em relação a políticas de governança nessa área e seu nível  de preparo técnico atual para cumprir as exigências da nova Lei de Proteção de Dados (LGPD). 

O levantamento foi feito com cerca de 120 profissionais de TI e Segurança que participaram do seminário “Delivering end-to-end Identity management”, realizado pelas duas empresas, ao final de abril último. 

O nível de conhecimento técnico das empresas em relação a metodologias de gestão da identidade é “incipiente” para 13% das empresas e “alto” para outros 12%. A grande maioria, no entanto, (75%) considera como “moderado” o domínio de suas empresas sobre o assunto. 

A pesquisa apontou ainda que 69% das empresas se consideram pouco preparadas para atender à LGPD, com nível de conhecimento técnico abaixo de 50% do ideal, enquanto outros 31% consideram seu nível de preparo entre 50% e 75% do ideal. 

Na avaliação de André Facciolli, diretor da Netbr, estes dados de baixo conhecimento relativo sobre a Lei podem parecer desanimadores, mas deve ser visto, na verdade, como indicadores positivos. “O que os números estão dizendo é que os responsáveis técnicos pelas políticas de acesso e identidade estão conscientes de suas defasagens e da necessidade de assimilar um grande volume de novos conhecimentos que surgiram a partir da consolidação do ambiente em nuvem”, afirma Facciolli.

O alinhamento de processos internos de acesso e controle da identidade é apontado por 60% dos entrevistados como principal iniciativa já adotada para aderência à Lei de Proteção, enquanto 40% se declaram na fase de adoção de ferramentas de TI e segurança adequadas à normativa. Como medidas secundárias, 33% das empresas apontaram iniciativas de ordem jurídica ou educativa enquanto 6,7% mencionaram iniciativas de redesenho de aplicações visando a conformidade com a norma. 

O estudo da Netbr e Sailpoint identificou também que 53% das empresas preveem investimentos em governança de bancos de dados como medida prioritária em face da LGPD. Já para 48% o principal investimento se dirige a tecnologias específicas de governança e administração da identidade. Em um patamar semelhante (47%), aparece a monitoração de acesso de bancos de dados, seguido do fortalecimento do controle de acesso interno (33%), e do acesso a clientes (26%). A adoção de cofre de senhas e acesso privilegiado é tida como prioridade para 33% das empresas e a adoção de ferramentas de controle de acesso (RBAC, ABAC ou PBAC) foi apontada por 13% dos entrevistados. 

Ainda segundo Facciolli, o mercado já compreendeu que é praticamente impossível se pensar em proteção de dados sem uma política clara de gestão de identidade e acessos, principalmente diante da complexidade das conexões na nuvem. “Hoje a rede é acessada por uma multiplicidade de usuários humanos ou apenas lógicos, externos e internos e até, em alguma medida, estranhos à organização, como clientes, fornecedores e parceiros. Com isto as empresas como um todo perderam a confiança em seus esquemas de segurança baseados na proteção de um perímetro”, completa o diretor.  
 
A composição da amostragem utilizada pelas duas empresas incluiu 52% de analistas de TI ou segurança da informação, enquanto outros 58% eram profissionais de nível C (gerentes e diretores).

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile