Publicidade
Início Blogueria Streaming de vídeo: aguarde por novas temporadas

Streaming de vídeo: aguarde por novas temporadas

0
Publicidade

Entre as novas verdades universais sobre o consumo de mídia, que vem sendo transformado pelas tecnologias de streaming, está a morte da grade de programação. Assistir televisão pela grade morreu. As audiências esperam ver o que elas querem, quando querem e como querem, e como consequência disso, o futuro da TV é conectado – ligado à internet via um equipamento de streaming ou uma SmartVT.

Todo um ecossistema se desenvolve rapidamente em torno desta revolução, motivando a fusão de empresas – Disney e 21st Century Fox, Warner Media, AT&T e Xandr, etc – e o surgimento e expansão de novos players de mídia, como Netflix, Apple e Amazon. Nos Estados Unidos, os apps de CTV (Connected TVs) e as vMVPDs, ou operações de “cabo” virtuais” já estão promovendo uma transformação radical nos modelos de negócio, afetando a maneira de produzir, distibuir e consumir conteúdo. E a forma através da qual as marcas se relacionam com suas audiências.

Nos últimos três anos apenas, houve um aumento de 200% de usuários de OTT video (vídeo over the top) no mundo. Como resultado, o tempo dedicado a assistir TV aumentou em 30%, em uma tendência liderada pelas audiências mais jovens. Pessoas entre 18 e 34 anos dedicam 85% mais tempo assistindo aparelhos conectados na internet do que pessoas na faixa de 50 – 60 anos. Ao mesmo tempo, as audiências mais jovens alocam 46% menos tempo assistindo TV tradicional do que há cinco anos atrás. E a geração que vem chegando, chamada de Geração Z, nem sequer vê o streaming como algo diferente – 84% desses jovens definem streaming como assistir TV. O impacto já é sentido nos modelos tradicionais, como o cabo, onde quase a metade dos usuários já considera cancelar, e muitos já vem cancelando, na base de centenas de milhares por ano no Brasil, e de milhões nos EUA.

Com todas essas mudanças, já se pode afirmar que streaming é mainstream. Nos EUA, 76% dos usuários de cabo assinam algum serviço desse tipo e quase uma quarta parte do tempo dos assinantes de TV é dedicado a streaming. Este aumento no consumo já mostra reflexos importantes nos volumes de receita do OTT e nas bases de assinantes, que devem se ampliar de 344 milhões em 2017 para 546 milhões em 2022. E ainda que alguns serviços sejam distribuidos somente por assinatura, a publicidade tem se consolidado como uma forma importante de subsidiar a produção de conteúdo necessária para matar a sede da audiência. Com a distribuição sobre IP, os anunciantes podem usar as tecnologias viabilizadas pela internet para alcançar as audiências em novos locais e valorizar a experiência da TV – tela grande, lean back experience -, que a torna tão desejada.

Esta fusão entre TV na tela grande e tecnologias que permitem uma entrega segmentada e altamente eficaz da publicidade, em um ambiente seguro para as marcas, está acelerando a migração de verbas de anunciantes para o streaming. Paralelamente, as plataformas de gestão e monetização de vídeo, que automatizam as transações de venda dos espaços de publicidade e o workflow de distribuição da publicidade, ganham escala e se sofisticam tecnologicamente. O próprio Google, Xandr (AT&T) e a Telaria são exemplos de players deste segmento. Também parte do ecossistema de Martech estão as DSPs (demand side platforms), que se conectam com as plataformas que gerenciam o inventário para operar as compras. Essas tecnologia se integram com empresas de analytics e performance, como Nielsen e Adobe, e empresas de medição, como comScore e Acxiom.

Em órbitas perfeitas, esse universo composto por soluções avançadas de tecnologia, conteúdo premium, novas gerações de hardware, marcas e audiências se expande e amplia seu campo gravitacional, atraindo investimentos e moldando novos modelos de negócio.

E a série está só começando, aguarde por novas temporadas.

Rafael Pallarés, general Manager da Telaria no Brasil, é especialista em Ad-tech, Marketing e Mídia com foco em publicidade programática, streaming de vídeo e TVs Conectadas.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile