ASG: entre o washing e hype o que temos de verdade?

0

Todos os dias, somos bombardeados por este assunto, apesar de os princípios que embasam a governança ambiental, social e corporativa não serem nada novos, nem aqui no nosso país. Parece que todos despertaram de repente para um mundo novo de propósitos. Infelizmente, a impressão que dá,  é de  que o tema se tornou um bom gancho para promoções exacerbadas de práticas impactantes, sustentáveis, diversas e inclusivas, ainda não sejam tão concretas e factuais. Tudo agora é ASG (sigla em português derivada do acrônimo em inglês ESG).

A ideologização de algumas disciplinas tratadas pelas práticas do ASG, principalmente aquelas relacionadas ao meio ambiente e inclusão viraram top trends nas redes sociais ao mesmo tempo que  chamaram a atenção das marcas. Preocupadas em trazerem mais seguidores para suas páginas, mas, principalmente em evitarem perdê-los por falta de engajamento com o movimento, seus discursos e mensagens ganharam um súbito alinhamento com esses propósitos. Nem sempre consistentes ou suportados por ações efetivas.

ASG, mais do que um movimento, é uma resposta do mundo empresarial ao apelo global em prol de ações para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade, definidas pelos ODS (17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentado definidos pela Agenda 2030 patrocinada pela ONU-Organização das Nações Unidas).

ASG envolve questões complexas, com efeitos profundos e sistêmicos, que exigem um tempo de análise, investimento  e estudo significativos para a compreensão e implementação efetiva. São propósitos amparados por novos modelos e processos que envolvem a capacitação e realinhamento comportamental das pessoas. Tudo isso viabilizado pela tecnologia da informação que, cada vez mais, traz soluções e meios inovadores.

O engajamento das organizações com o ASG é, portanto, muito mais do que uma exaltação exagerada da ideia como temos visto por aí. O chamado hype, operacionalizado com discursos, artigos, postagens e publicidade, mostram práticas sem vínculos ou evidências de sua aplicação no dia a dia. É o "ASG de vitrine" ou ASG-washing. Há que se tomar cuidado para que não se consolide no país um conjunto de práticas superficiais que pouco ou nada tenham relação com os ideais transformacionais contidos no ASG, o que além de ajudar pouco, jogará por terra os esforços daqueles que realmente estão trabalhando duro para implementá-los.

Muitas vezes, se questionam empresas que possuem estratégias consistentes e compromissos reais em episódios que violam os princípios do ASG. O cenário descolado de discurso e prática dão margem a que falhas naturais em processos complexos como esse, façam com que  marcas sejam simplesmente canceladas por conta de uma falha ou outra, enquanto outras que só fazem barulho são enaltecidas e ovacionadas. É preciso mais razão e menos ideologia nestas avaliações.

A recomendação aqui é que se faça um esforço para diferenciar quem está nisto só pela plateia, pelos aplausos, e aqueles que acreditam e estão construindo um futuro diferente. Mesmo que entre acertos e erros como é natural. Embora clichê, a afirmativa de que ASG é uma jornada e não um destino se aplica muito bem nesse contexto.

O jornalista e crítico social norte-americano H.L. Mencken, que viveu entre o fim do século dezenove e  primeira metade do século passado, afirmava que "para cada problema complexo, existe uma solução simples, elegante e completamente errada". O ASG exige processos difíceis de transformação, alocação de esforços, recursos e consistência ao longo do tempo. Do contrário é só maquiagem, que na primeira lágrima, borra.

Enio Klein, influenciador e especialista em vendas, experiência do cliente e ambientes colaborativos com foco na melhoria do desempenho das empresas a partir do trabalho em equipe e colaboração. CEo da Doxa Advisers e professor de Pós-Graduação.

ESG FORUM

A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas. Mais informações em  www.esgforum.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.