Governo de SP abre consulta pública para a segunda fase do CITISP

0

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, abriu neste sábado, dia 14, edital para consulta pública da segunda fase do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação de São Paulo (CITISP), o "Vale do Silício" da América Latina na capital paulista. O objetivo é colher contribuições da sociedade civil para o aprimoramento da iniciativa, a qual envolve a concessão de uso durante 35 anos para construção, gestão e operação de um distrito de inovação na área do Parque Tecnológico do Jaguaré – CITI II, por meio da atração de empresas voltadas ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores.

Assim, a região receberá investimentos em parceria com a iniciativa privada para a consolidação de um distrito de inovação dotado de diversos usos, como habitação, lazer, comércios e serviços, incluindo o robustecimento da infraestrutura local e a disponibilização de áreas verdes para a população.

Esta etapa do CITI será implantada no terreno da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, no bairro do Jaguaré. A região deverá incorporar o conceito da "Cidade de 15 Minutos", que considera que os serviços, comércios e espaços públicos estejam disponíveis em uma caminhada no máximo de 15 minutos. Vale destacar que as obras do projeto estarão alinhadas às exigências mais recentes e inovadoras de sustentabilidade, inclusive quanto à adoção de energias renováveis.

Além disso, a implementação do distrito de inovação do CITI II busca estar alinhada a pauta de cidades inteligentes (smart cities), visando promover o desenvolvimento socioeconômico e a modernização da gestão e dos serviços presentes no bairro do Jaguaré, por meio de medidas de tecnologia da informação e comunicação (TIC).

A Subsecretaria de Parcerias do Governo de São Paulo, responsável pela modelagem técnica da concessão do CITI II, prevê como potenciais formas de exploração de receita para o concessionário vencedor o desenvolvimento de negócios de CT&I, o aluguel de áreas, exploração comercial dos equipamentos reversíveis e venda de áreas. A premissa do projeto é que não haverá transferência de recursos orçamentários para a concessionária.

A primeira fase do CITISP foi inaugurada em 2020 e está no espaço do IPT Open Experience, localizado na Universidade de São Paulo (USP), na capital. O IPT Open é destinado a empresas de todos os portes e setores econômicos que demandem soluções com alta intensidade tecnológica.

Distritos de Inovaçäo e Parques Tecnológicos

O Estado de São Paulo já possui diversos Parques Tecnológicos, e ao lancar o CITISP, inserido na malha urbana, propoem uma intervencao inovadora dentro das políticas de CT&I, por ser um espaço incorporado à cidade, com uso misto por empresas, escolas, comércios e habitação, e que possui estímulos específicos para atração de empresas e iniciativas de inovação.

Como participar

Contribuições e esclarecimentos poderão ser recebidos ao longo do período de consulta pública, até às 18h do dia 28 de junho de 2022, pelo e-mail citisp@sde.sp.gov.br. Os interessados podem acessar os documentos do edital por meio do link
www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/transparencia/editais-e-deliberacoes/.

A primeira etapa do CITISP tem como foco o desenvolvimento e aplicação de tecnologias de alta intensidade (hardtech).

Desde o lançamento da primeira etapa, o IPT Open Experience já conta com oito empresas incubadas: Granbio, Lenovo, Instituto de Pesquisa e Liderança (Inteli), Siemens, Siemens Energy, Kimberly-Clark, 3M e Klabin. Até o momento, o IPT Open Experience totaliza R$ 380 milhões em investimentos captados em setores como biotecnologia, materiais avançados e tecnologia da informação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.