Northport adota RFID para gerenciar serviços no aeroporto de Helsinque

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O Finnair Group, companhia de serviços de programação de tráfego de passageiros em aeroportos, operações de manuseio de bagagens, catering, agência de viagem e reserva de passagens, acaba de implantar um sistema de identificação por radiofreqüência (RFID) no aeroporto internacional de Helsinque-Vantaa, na Finlândia.

A implementação e o gerenciamento do sistema RFID será feita pela IBM com tecnologia da Nokia. A solução será usada no gerenciamento de chek-in, controle de bagagens, entre outros serviços, fornecidos pela Northport, empresa ligada ao Finnair Group.

A Northport já emprega a tecnologia RFID para controle de horas trabalhadas dos funcionários e agora será expandida para gerenciar todas as tarefas das equipes de solo que mantém no aeroporto de Helsinque. Os funcionários estão sendo equipados com os telefones RFID, modelo Nokia 5140i.

Os handsets fornecerão informações sobre a seqüência de tarefas que eles deverão realizar por meio de etiquetas RFID localizadas em posições-chave de trabalho. Com o sistema novo, as atribuições serão transmitidas automaticamente às telas do telefone móvel. Com conexões de dados em dois sentidos e em tempo real, a equipe de funcionários não precisarão esperar orientação por vos ou acionar os múltiplos menus browse para saber a tarefa seguinte a ser executada.

O software da Nokia conecta os telefones móveis e as etiquetas RFID a uma aplicação WebSphere da IBM. A informação sobre a posição dos usuários dos telefones e o status de cada tarefa é distribuída à gerência.

?Atribuir ao pessoal todas as tarefas que ocorrem, a todo momento, é um desafio. Por isso, quanto mais informação tivermos de todas as tarefas, melhor poderemos controlar nossa força de trabalho. Especialmente aquelas mudanças que ocorrem nas programações de chegada, o que exige agilidade para alocar as tarefas rapidamente. Assim, quando a gerência necessitar dados sobre quando e onde a equipe de funcionários deve estar disponível, o sistema RFID nos fornecerá com exatidão?, avalia Jari Viitanen, vice-presidente de desenvolvimento de negócio da Northport.

Segundo ele, com a solução de RFID a empresa espera melhorar significativamente a qualidade e a eficiência dos serviços prestados aos passageiros das companhias aéreas que atende.

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