Bancos devem manter processo de inovação, dizem especialistas

0

Referência mundial quando o assunto é investimentos em tecnologia da informação, o setor bancário brasileiro deve manter os gastos de elevadas somas de recursos financeiros em inovação, segundo apontam especialistas que participaram de painel no Ciab 2011, nesta quinta-feira, 16, em São Paulo. O presidente da Diebold, João Abud Júnior, salientou que a inovação bancária pode evoluir muito nos próximos anos. Entre os pontos que devem avançar ele citou a automatização de caixas de autoatendimento (ATMs) para execução de operações como a digitalização de cheques e compensação. "Estes podem ser o próximo passo", disse ele.
O executivo ressaltou ainda que a segurança também deve ser outra área de inovação. Ele mencionou que os bancos brasileiros deveriam investir em monitoração de segurança por imagens e alarmes de forma eficiente nos ATMs, para garantir maior segurança aos clientes. "É uma necessidade e, até onde sei, nenhum banco fez esse tipo de investimento", disse Abud. O presidente da Diebold observou que outra proposta de inovação pode ser a transformação do ATM em um canal mais interativo, para ampliar a experiência de interação com os consumidores, principalmente aqueles da geração Y.
Diante dessa perspectiva, o presidente da Itautec, Mario Anseloni, frisou que a companhia está testando um ATM baseado na tecnologia de 3D, que proporciona uma interface bastante amigável de interação com o usuário. Outra possibilidade, esta levantada por Patrícia Florissi, diretora de tecnologia da área de armazenamento da EMC, é a de levar as tecnologias de token – atualmente usadas pelos correntistas para fazer transferências pela internet – para os cartões de crédito, ampliando a segurança para esse meio de pagamento.
Uma outra inovação, apontada por Juarez Zortea, vice-presidente comercial da HP, pode ser o uso mais intensivo de tecnologia de biometria para evitar fraudes bancárias. "A inovação é necessária, ela precisa ser feita e a tecnologia para isso já está disponível", concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.