Comcast lança banda larga de 1 Gbps; desafio da indústria ainda é o uplink

0

A Comcast, que já havia feito em 1996 a primeira demostração de um serviço comercial de acesso banda larga sobre redes de TV a cabo, anunciou na NCTA Cable 2011 a primeira disponibilidade comercial do serviço com velocidade de 1 Gbps. Em pouco mais de 1 minuto, Brian Roberts, presidente da operadora, demostrou a possibilidade de download de todos os 24 episódios da última temporada de 30 Rock sobre a rede HFC com DOCSIS 3.0 da operadora, com o headend localizado a 14 milhas do centro de convenções. No ano passado, a Comcast já havia anunciado que estaria desenvolvendo serviços comerciais com essa capacidade.
Mas o grande desafio dos operadores de cabo não é o downlink, que pode ser sempre melhorado com a liberação de mais canais. O desafio para as redes HFC com transmissão de dados pela tecnologia DOCSIS é sempre o uplink, já que o canal de retorno é mais limitado e sujeito a ruídos, o que faz com que o serviço de banda larga em redes de cabo seja assimétrico. Com a crescente demanda por serviços corporativos, com os set-tops rodando aplicações em nuvem e a crescente competição com as redes de fibra, esse problema se tornou ainda maior.
Não por acaso, a maior parte dos fornecedores de equipamentos de rede dedicou um bom espaço a demonstrar soluções para otimizar o uplink das redes de banda larga. A aposta recai sobre uma tecnologia antiga, negligenciada nos últimos anos, mas que agora parece retornar com força: o S-CDMA. Com essa modulação, os equipamentos de rede estão conseguindo otimizar a qualidade e o aproveitamento das frequências utilizadas no retorno do sinal. Algumas demosntrações já chegavam a um retorno (uplink) de 400 Mbps, dependendo da arquitetura da rede. Mas pelo menos 100 Mbps parece ser o objetivo mais concreto, sem a necessidade de grandes upgrades na infraestrutura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.