Raízen automatiza processos de mapeamento da cana-de-açúcar

2

Mapear e gerenciar as linhas georreferenciadas utilizadas no processo de colheita mecanizada da cana-de-açúcar é uma tarefa altamente complexa, porém essencial para um dos produtores mais relevantes deste setor no Brasil, a Raízen. Por esse motivo, a empresa resolveu adotar a solução AgroCad para projetos de agricultura de precisão, e integrar as ferramentas de levantamento topográfico e GIS disponíveis no software AutoCad Civil 3D.

Essa solução desenvolvida pela Tecgraf, parceira da Autodesk, oferece os recursos necessários para aumentar a produtividade nas operações de mapeamento para diferentes culturas, especialmente a cana-de-açúcar.
Ao utilizar a solução AgroCAD, a Raízen une os dados de GIS, informações topográficas e importa estes dados para o AutoCAD Civil 3D. A ferramenta então permite que designers esquematizem um projeto para oferecer suporte de guia do GPS para os equipamentos de campo. Posteriormente, a solução de piloto automático reconhece essa trilha e tem autonomia para executar o direcionamento da máquina durante os processos de plantio e colheita mecanizados, sem a interferência manual.

Como a colheita é feita anualmente, o direcionamento pode ser realizado pelo mesmo trajeto onde foi feito anteriormente, sem que haja risco de que as plantas sejam pisoteadas, prejudicando sua brotação.O uso de tecnologias para automatizar a produção é relativamente novo neste setor. A Raízen adotou a tecnologia de direcionamento automático há cerca de três anos e há dois anos adotou o AgroCAD como ferramenta para o processamento das linhas georreferenciadas por esta tecnologia.

"O processamento das linhas georreferenciadas pode ser simplificado e a possibilidade de erros foi drasticamente reduzida", afirma Jefferson Rodrigo Batista de Mello, coordenador de geotecnologias da Raízen. "Um dos ganhos no processo se deu no momento de consolidar e interpretar os arquivos gerados. A conferência pelo modelo digital se tornou mais simples, e economizamos aproximadamente 40% de tempo para esta etapa. Uma vez que o retrabalho é evitado, há um aumento da confiabilidade no dado que a solução gera", completa.

De acordo com a Tecgraf, essa solução, que foi desenvolvida baseada na necessidade de várias empresas do setor de agronegócio, pode reduzir também o gasto com combustível em até 20%, por conta da redução significativa de manobras de equipamentos agrícolas em campo.

O setor de agronegócios busca incansavelmente melhorar o aproveitamento das áreas ocupadas através do aumento da produtividade. Por esta razão, tem se mostrado muito disposto à automatização. Prova disso é que, de acordo com a ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software), houve um aumento de 72,5% de 2010 a 2012 no que se refere à aquisição de softwares para setores agrícolas.

"Nossos produtos estão se tornando cada vez mais versáteis, quando, por exemplo, vemos a aplicação da ferramenta em mercados como o do agronegócio", afirma Marcelo Landi, presidente da Autodesk Brasil. "Nossa expectativa é que junto com nossos parceiros, consigamos desenvolver soluções para setores tão específicos quanto este", complementa o executivo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Prezados

    Gostaria de saber se voçês utilizam o agrocad em suas demandas e se ele está atendendo a todas, é uma pesquisa pessoal sem fins comerciais.

    obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.