No Banco do Brasil, mobile já movimenta duas vezes mais transações que a web

0

As transações bancárias por meio de dispositivos móveis do Banco do Brasil já ultrapassam aquelas feitas pela internet em desktops, informou o presidente do banco, Alexandre Abreu, durante o painel de abertura nesta terça-feira, 16, da 25ª edição do Ciab-Febraban, evento que discute a tecnologia no setor financeiro e acontece esta semana em São Paulo.

"São 800 milhões de transações no mobile (por mês), contra 400 milhões na internet", afirma Abreu. "Atualmente, apenas 3% das transações são feitas em agências bancárias".

Em entrevista a jornalistas após a palestra, o vice-presidente de tecnologia do Banco do Brasil, Geraldo Dezena, disse que a razão de o mobile ter ultrapassado a Internet no Banco do Brasil é o comportamento do usuário no cotidiano.

"O que acontece com o mobile hoje é que o cliente usa o dispositivo durante todo o dia. No desktop (computador), ele acessa apenas uma vez por dia", explica Dezena. "No mercado móvel você está vendo um crescimento de transações no smartphone".

O discurso vai ao encontro de pesquisa da Febraban para tecnologia no setor bancário. Apresentada por Gustavo Fosse, diretor setorial de tecnologia bancária da Febraban, a análise demonstra que o setor de mobile banking cresceu 127%, ante 2013, e representa 12% do total de transações bancárias no País.

Novos formatos

Alexandre Abreu ainda afirma que vê com bons olhos a entrada de novos players no mercado de pagamento. Como as empresas de tecnologia e os seus pagamentos digitais e mobile. "As próprias empresas de tecnologia mundiais se aventuraram a entrar nesse meio. Isso é saudável para o consumidor. E acho que parcerias podem acontecer nessa área", disse o presidente do BB.

Questionado se o BB deve firmar novas parcerias, Dezena afirma que o banco lançará, em parceria com a Apple, o aplicativo do BB para Apple Watch no próximo mês. Entre as funcionalidades para o usuário do smartwatch estão verificar saldo, extrato e realizar transações entre clientes do banco.

Sobre as novas modalidades de pagamentos móveis, Apple Pay e Samsung Pay, o vice-presidente de tecnologia do BB afirma que ainda não há expectativa de lançamento no Brasil, pois "depende da agenda das empresas".

Banco 2.0

Com a queda das transações nas agências bancárias, o banco apresentou um novo projeto para transformar o formato de seus pontos físicos, o "Banco 2.0". O intuito do novo trabalho é criar uma forma de atendimento remoto do gerente de contas. O gerente que fica locado na agência passa a atender apenas questões do cotidiano, deixando o atendimento dos clientes de conta para o gerente online.

"É errado achar que o cliente vai querer substituir o gerente por um smartphone ou computador. É preciso diferenciar o trabalho de atendimento do trabalho de gerente", afirma Abreu. "No entanto, você ainda tem clientes que frequentam a agência. Eles são humanos e gostam de ver humanos à frente de sua conta".

O projeto do Banco 2.0 está sendo testado em Joinville (SC) e deve ser testado tamém em Ribeirão Preto no segundo semestre. Inicialmente, apenas clientes do BB Estilo e BB Private terão acesso à nova modalidade nas duas cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.