A Samsung anunciou nesta quinta-feira, 16, a compra da empresa americana de serviços de nuvem Joyent, como parte de sua estratégia para ganhar musculatura nos mercados de cloud e big data com a utilização de poderosos computadores remotos voltados à análise de dados e também ampliar a capacidade de computação de seus dispositivos móveis. O valor da transação não foi revelado.
Em comunicado, a Samsung disse que vai integrar a Joyent à sua divisão móvel, embora pretenda manter tanto o nome da empresa quanto os executivos de alto escalão. A empresa compete com a Amazon Web Services (AWS), da Amazon.com, e o Azure, da Microsoft.
A Joyent é a terceira grande aquisição de empresa americana pela Samsung nos dois últimos anos, depois de comprar a SmartThings, startup que fabrica dispositivos para conexão de eletrodomésticos, por cerca de US$ 250 milhões, e a LoopPay, desenvolvedora de tecnologias de pagamento móvel, por cerca de US$ 160 milhões. A tecnologia da LoopPay agora constitui a base do seu sistema de pagamentos móveis Samsung Pay.
Em entrevista, o diretor de tecnologia da divisão móvel da Samsung, Injong Rhee, que supervisionou o negócio, disse que a fabricante coreana está adquirindo a Joyent com base na sua experiência como usuária de serviços de computação em nuvem, e que irá se tornar efetivamente a maior cliente da empresa. A Samsung atualmente usa os serviços de nuvem da AWS e da Microsoft. “A Joyent dará á Samsung mais uma fonte de poder de processamento e uma participação direta no mercado de serviços em nuvem”, disse Rhee ao The Wall Street Journal. “Nós temos sido tradicionalmente mais focados em hardware, mas a partir de agora teremos mais foco em software e serviços”, completou.
Tecnologias como realidade virtual e inteligência artificial, que exigem mais capacidade computacional do que muitos smartphones e outros dispositivos móveis podem lidar, são cada vez mais alimentadas por serviços de nuvem remotos. “Nesse tipo de operação, o aparelho se torna um mero dispositivo de interface”, disse Rhee. As incursões da Samsung no segmento de realidade virtual inclui uma parceria com a Oculus VR, fabricante de óculos de realidade virtual adquirida pelo Faecebook em 2014, a qual usa smartphones Samsung nos fones de ouvido do dispositivo de realidade virtual Rift.
A Samsung também pretende utilizar os serviços de nuvem da Joyent para coletar e analisar dados gerados por seus dispositivos e fazer recomendações personalizadas para seus usuários, o que tornaria os produtos da Samsung mais atraente para potenciais consumidores. “Big data vai ser uma grande iniciativa para a Samsung”, disse Rhee. “Nossos dispositivos serão cada vez mais inteligentes, e big data é realmente um componente-chave da inteligência e personalização.”