Evento debate uso de IoT no agrobusiness, varejo e logística

0

Dentro da programação de palestras do IoT Business Forum, que acontece dia 29 de junho, no WTC em São Paulo, serão apresentadas diversas palestras sobre aplicações de Internet das Coisas em diferentes segmentos de mercado, como estas que destacamos sobre Agro Tech, Varejo e Logística.

Márcio Jasinski, líder do time de Pesquisa Aplicadada Senior vai apresentar uma solução de Agro Tech pioneira no Brasil que utiliza IoT e computação cognitiva para monitorar o volume de grãos e reduzir perdas nos silos de beneficiamento de arroz, que foi implantada pela empresa de Jaraguá do Sul (SC) Urbano Agroindustrial numa parceria com a Senior.

A solução é composta por equipamentos instalados dentro do silo que facilitam o acesso de informações analíticas pelos funcionários, que recebem dados e relatórios nos mais diversos dispositivos.

Baseada em comando de voz e texto, a tecnologia permite uma espécie de "conversa" possibilitada pelo IBM Watson dentro do projeto, respondendo perguntas sobre o silo.

O prêmio IBM Beacon Award, na categoria Watson IoT, foi entregue durante a Conferência de Liderança PartnerWorld, em Las Vegas, nos Estados Unidos. É considerada uma das mais importantes premiações mundiais de tecnologia e faz parte do programa de reconhecimento de parceiros de negócio da IBM.

VAREJO

Regiane Relva Romano, CEO da Vip-Systems Informática e Coordenadora Geral do Smart Campus FACENS, vai falar sobre IoT aplicada no varejo. Ela é pioneira no mercado, ao implantar a loja da Billabong Alphaville em abril de 2011. Nela, as roupas começaram a ser etiquetadas com RFID e foram instaladas as novas soluções, que envolviam várias AIDCs e TIs. O objetivo, conforme já apresentado, era entender a relação existente entre o uso de TI (tecnologia da informação) e de AIDC (identificação e captura automática de dados) no varejo de autosserviço e as respectivas mudanças que são provocadas ou viabilizadas nos processos da área de loja, bem como a análise dos benefícios oferecidos por estas mudanças e tecnologias, em termos de custo, produtividade, qualidade, flexibilidade e inovação.

A tecnologia é um dos fatores críticos de sucesso para a Billabong, pois ajudou a reduzir as perdas, otimizar os processos, simplificar todas as operações que envolvam movimentação e controle de produtos, bem como reduzir perdas e filas, além de garantir maior acuracidade de inventários e disponibilidade de produtos.

LOGÍSTICA

Marcos Guimarães, diretor de logística da White Martins, vai falar sobre IoT na área de logística. Por meio de análise de dados em larga escala, a White Martins garante o abastecimento de gases industriais e medicinais para mais de 5 mil clientes em todo o país. O uso de ferramentas digitais foi fundamental para que, em 2015, a empresa alcançasse a marca de 99,99% de entregas bem-sucedidas (mais de 200 mil viagens por ano) de gases criogênicos na forma líquida (oxigênio, nitrogênio, argônio e CO2).

Para saber o momento exato de abastecer seus clientes, a companhia utiliza o Remote Telemetry Unit (RTU), um transmissor com chip acoplado aos tanques nos sites dos clientes, que indica para sua Central Nacional de Logística (CNL), localizada no Rio de Janeiro, a quantidade de produto em estoque.

Esta informação "online" é recebida a cada hora pela CNL e, junto com informações obtidas pela Central de Relacionamento ou geradas a partir de análise no site do cliente, gera uma base de dados capaz de definir o padrão de consumo do cliente. Desta forma, a White Martins tem completo entendimento do perfil do cliente e garante a confiabilidade do suprimento durante todo o ano.

Veja os demais segmentos da grade de palestras e os painéis de discussão do Congresso, do IoT Business Forum, organizado pela TI INSIDE. Mais informações e inscrições no site do evento ou pelo telefone (11) 3138-4619 das 10h00 às 18h00. ou e-mail eventos@tiinside.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.