Publicidade

    Figueiredo propõe contribuição para que parte do Fistel seja destinado a pesquisa em TICs

    0
    Foto: Erkin Sahin/FreeImages.com
    Publicidade

    O deputado federal e ex-ministro das Comunicações André Figueiredo (PDT/CE) apresentou mais um projeto de lei relacionado ao setor, desta vez propondo uma Cide (Contribuição sobre o Domínio Econômico) destinada ao setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Trata-se do PL 7.852/2017. A Cide não representa aumento da carga tributária porque viria acompanhada de uma redução proporcional do Fistel. Também haveria o benefício de parte da Cide ser dedicada diretamente à Anatel (2,5%), e a possibilidade de que parte dos recursos correspondentes à Cide (30%) serem aplicados diretamente pelas empresas em projetos com instituições públicas de pesquisa. O restante seria destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT, onde devem ser aplicados em “projetos estratégicos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologia da informação e comunicação” a serem regulamentados, sendo pelo menos 30% dos recursos destinados a instituições das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

    Segundo cálculos feitos por este noticiário e que coincidem com as contas feitas pela assessoria do deputado André Figueiredo, a Cide-TIC, como está sendo chamada, pode representar um montante de R$ 600 milhões ao ano, aproximadamente. A proposta, segundo a justificativa do projeto, é inspirada nos mecanismos de contribuição para a Condecine e para a Contribuição para o Desenvolvimento da Radiodifusão Pública, que utilizaram o mesmo mecanismo de reduzir a alíquota da Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF) do Fistel de maneira proporcional.

    A proposta tem como objetivo “fomentar a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico das tecnologias da informação e comunicação” e é devido por todas as empresas que prestem “serviços que se utilizem de meios que possam, efetiva ou potencialmente, distribuir conteúdos, plataformas e serviços de software”. A tabela da Cide corresponde à tabela do Fistel. As empresas poderão celebrar convênios com instituições públicas de pesquisa para aplicar diretamente até 30% dos valores devidos, mas “a propriedade intelectual resultante dos projetos estratégicos será de titularidade da instituição de pesquisa contratada e de uso livre e gratuito por parte da entidade contratante”. Acordos de exclusividade de uso das tecnologias desenvolvidas não podem ter prazo superior a um ano, inclusive para contratos já existentes.

    A Anatel será a responsável pelo recolhimento da Cide-TIC e sua regulamentação, de acordo com o projeto, e por isso receberá uma remuneração de 2,5% dos valores arrecadados. Para fazer o ajuste do Fistel e evitar o aumento de carga tributária, a TFF seria reduzida a 28% da TFI.

    SEM COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile