Publicidade
Início Blogueria O papel da nuvem na transformação digital

O papel da nuvem na transformação digital

0
Publicidade

Inteligência artificial, aprendizado de máquina, big data, IoT e outras tecnologias, deram origem a formas inovadoras de fazer negócios. Empresas que continuam trabalhando em seus respectivos domínios há anos estão agora enfrentando uma necessidade urgente de dinamizar seu processo de negócios tradicional para atender às necessidades do consumidor. A transformação digital é a maneira como essas organizações fazem essa mudança, tendo a nuvem como o meio que permite essa transformação.

A computação em nuvem pode fornecer funcionalidades como armazenamento, processamento, segurança e análise para que a disrupção digital ocorra. É o ambiente para as empresas revolucionarem seu atual processo de negócios e alavancar tecnologias como a Internet das coisas (IoT), chatbots, realidade aumentada, aprendizado de máquina, big data analytics etc. Todas essas tecnologias exigem poder computacional pesado, armazenamento, e infraestrutura de TI.  

Por isso, separei cinco tópicos importantes de como Cloud Computing está ajudando na transformação digital:

  1. Flexibilidade:

Para efetivamente executar uma estratégia de transformação digital, uma empresa precisará girar seu processo de negócios várias vezes. A computação em nuvem poupa uma organização do trabalho de investir em vários recursos de TI, fornecendo recursos de computação, infraestrutura e plataformas em trânsito. Isso permite que uma empresa seja ágil e flexível.

  1. Custo-benefício:

Juntamente com a flexibilidade de ajustar os requisitos, a nuvem oferece um modelo de serviço escalável, em que uma empresa paga apenas pelos recursos usados. Assim, não apenas economiza o dispêndio de capital na compra e no gerenciamento da infraestrutura de TI, mas também ajuda as empresas a dimensionar seus recursos com base nos requisitos.

  1. Segurança:

Se o seu banco de dados é armazenado internamente, você enfrenta constantemente o risco de perder informações críticas devido a violações de dados, desligamentos inesperados do sistema, desastres, ataques etc. No caso de hospedagem na nuvem, você pode criar facilmente vários backups de seus dados. Isso é especialmente benéfico quando se lida com big data, pois as chances de falhas do sistema aumentam significativamente no caso da análise de big data.

  1. Prototipagem Rápida:

Para que a transformação digital funcione, uma empresa precisa inovar, testar, implementar e repetir continuamente. A Cloud pode fornecer às empresas uma plataforma em que podem facilmente criar, testar e implantar aplicativos sem a necessidade de configurar uma infraestrutura complexa. Assim, durante a fase de transformação, uma empresa pode experimentar vários aplicativos em diferentes plataformas.

  1. Melhor Colaboração:

A transformação digital exige que uma empresa se adapte a uma cultura de inovação e criatividade e deixe a antiga cadeia hierárquica de comandos. A computação em nuvem permite que os arquivos sejam acessados ??de qualquer lugar e a qualquer momento. Também é possível controlar o nível de autoridade do usuário, garantindo assim a delegação ideal. No geral, ajuda a criar uma atmosfera de colaboração e trabalho em equipe na empresa.

Todos esses benefícios sugerem claramente que, se você está planejando uma transformação digital em sua empresa, a nuvem é uma solução lógica e ideal. E se você planeja migrar para a nuvem busque um bom parceiro, um especialista em soluções de TI com experiência em diferentes projetos.

Marco Carvalho,  CEO da Matza Group.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile