Cocriar e compartilhar valor

0

No mundo corporativo, a expressão "trabalho em equipe" é daquelas que estão no primeiro capítulo de qualquer manual de boas práticas. Mas isso é algo que precisa ser ampliado para o ato de CRIAR juntos. Inovação de verdade, genuína, como uma grande meta, só é possível se muitos olhares e múltiplas vivências contribuírem para o desenvolvimento de uma nova ideia.

Cocriar é uma atividade que, antes de tudo, se executa ao lado dos mais diversos times internos, mas também com fornecedores, clientes, parceiros, universitários e com a sociedade, conectando pessoas de nichos distintos. E, em alguns casos, também com concorrentes, somando esforços em busca de um objetivo maior. No contexto atual, por exemplo, apoiamos e viabilizamos a emissão de centenas de milhares de cestas básicas digitais para intermediar e reduzir os impactos da crise, trabalhando ao lado de ONGs e instituições. Um novo conceito criado a partir de uma necessidade da sociedade e uma resposta empresarial genuína a esta demanda.

Para que isso aconteça, há atributos que considero essenciais. O mais relevante deles, sem dúvida, é a transparência. É preciso assegurar que todos os envolvidos no processo de cocriação tenham acesso às mesmas informações e possam desenvolver ideias a partir do mesmo ponto. Soma-se a isso, como pontos de apoio para a cocriação, um olhar direcionado às tendências da economia criativa, como big data, mobilidade e user experience. Desta forma, mantém-se um esforço conjunto e a contínua alimentação de novas ideias.

Cocriação é também o primeiro passo para se pensar em inovação aberta, um conceito que incentivamos amplamente na Edenred. Temos um programa de Open Innovation que não apenas incentiva internamente o espírito empreendedor de nossos colaboradores para novos projetos, como também apoia mentorias e desafios para o público universitário. Além disso, desde 2017, promovemos a aceleração de startups e desafios para este público. Eles crescem contando com a nossa estrutura, experiência de mercado e solidez, nós crescemos também com um olhar fresco e renovado.

Há riscos nesse processo? Sim, muitos. Mas, quando falamos em cocriar, em inovar, falamos também em tentativa e erro. Errar faz parte do processo de inovação e é preciso estar aberto a isso. Não é fácil e depende de um trabalho intenso de mudança de mindset, de ajustes na cultura interna. Mas, no final, não só valerá a pena como garantirá a sustentabilidade de qualquer negócio.

Gilles Coccoli, Chief Operating Officer Américas da Edenred.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.