Aprovação da Lei 1018 contribui para a implantação do 5G, avalia Conexis

0

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na terça-feira, 15, a Medida Provisória (MP) 1018/2020, que reduz a carga tributária sobre o serviço de banda larga via satélite prestado via antenas de pequeno porte ou very small aperture terminal (VSAT). O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no final de maio e também traz alterações na Lei do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações). A MP foi convertida na Lei 14.173, de 15 de junho de 2021.

A Conexis Brasil Digital avaliou como importantes os avanços trazidos pela nova lei. O presidente executivo da Conexis, Marcos Ferrari, elogiou o trabalho – ao longo de todo o processo de aprovação da MP – dos parlamentares, do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Leonardo Euler de Morais, e do Ministério das Comunicações, sob liderança do ministro Fabio Faria, que teve uma atuação essencial nos ajustes feitos à nova Lei do Fust.

Ferrari enfatizou a importância da nova lei para impulsionar investimentos no país. "Medidas como esta são fundamentais para prepararmos a chegada do 5G no país e permitir que os avanços da nova tecnologia alcancem toda a população. O texto da MP, que agora virou lei, também é importante para ampliar os investimentos e as políticas públicas em telecom", afirmou.

Avanços na Lei do Fust

A nova lei sancionada traz avanços necessários para a nova Lei do Fust, visando a utilização dos recursos do fundo e o maior alcance das políticas públicas para a população.

Entre os ajustes aprovados está a retirada da restrição de uso de recursos do fundo apenas para munícipios de baixo IDH. A mudança amplia o universo de municípios que podem se beneficiar com o avanço da conectividade. "É uma defesa histórica a utilização dos recursos recolhidos pelo setor para a construção de políticas públicas de telecomunicações para os cidadãos que mais precisam de conectividade", apontou Ferrari.

Além disso, a nova legislação moderniza as regras de compartilhamento de torres pelas prestadoras de serviços de telecomunicações, retirando as amarras para a ampliação da infraestrutura de antenas, o que poderá beneficiar a chegada do 5G no país.

Ferrari destacou que a ampliação da instalação de antenas é ponto essencial para a chegada do 5G, já que a nova tecnologia exigirá um número muito maior de antenas do que o 4G, mas lembrou que são antenas pequenas.

Desoneração do VSAT

A MP, que agora foi convertida em lei, também desonera a Taxa de Fiscalização de Instalação (TFI), a Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF), a Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP) e a Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine), que incidem sobre as antenas de internet banda larga via satélite de pequeno porte.

A redução da carga tributária do VSAT é um passo importante para ampliar a oferta de serviços de telecom via satélite, usado principalmente para atender regiões de difícil acesso, em especial as rurais. Segundo o governo, a redução dos encargos deve ampliar as estações disponíveis em mais de duas vezes: de 350 mil para 750 mil.

O presidente executivo da Conexis lembrou que hoje o setor de telecomunicações sofre com altas cargas tributárias e é tributado como serviço de luxo, apesar de ter se mostrado ainda mais essencial durante a pandemia. Ferrari voltou a defender a aprovação de uma Reforma Tributária ampla que reduza os impostos para os consumidores.

Atualmente o setor de telecomunicações no Brasil é um dos mais tributados do mundo. Só em 2020 o setor pagou R$ 60,6 bilhões em tributos, o que representou 42% da receita líquida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.