Publicidade
Início Serviços Gerenciamento Maioria dos líderes de TI considera o débito técnico uma das maiores...

Maioria dos líderes de TI considera o débito técnico uma das maiores ameaças para inovação, revela estudo

0
Publicidade

Estudo feito pela OutSystems relata que 69% dos líderes de TI identificam o débito técnico como uma grande ameaça da capacidade das empresas em inovar, conforme visto em seu último relatório “The Growing Threat of Technical Debt”. Com a COVID-19 expondo vulnerabilidades em organizações em todo o mundo, esta última pesquisa realizada pela OutSystems examina o custo do débito técnico enfrentado pelas empresas em diferentes setores e regiões.

“A combinação entre o código antigo e a nova geração de aplicativos, inclusive os móveis, e a expansão do SaaS [software como serviço] estão roubando recursos, tempo e capacidade das organizações de inovar”, disse Paulo Rosado, CEO e fundador da OutSystems. “Este relatório prova que o débito técnico continuará a aumentar e requer uma nova abordagem para superá-lo e inovar em ritmo e escala para uma verdadeira vantagem competitiva”.

Débito técnico é um projeto ou escolha de desenvolvimento feitos para curto prazo, mas que tem consequências a longo prazo. Em todas as indústrias soluções são implementadas rapidamente para maximizar a velocidade, mas comprometem o desenvolvimento futuro.

À medida em que as empresas se esforçam para se reconstruir dos desafios passados, o débito técnico surge como um grande obstáculo para a inovação e recuperação, especialmente para empresas focadas no crescimento. Neste sentido, a pesquisa global feita pela Outsystems com 500 líderes de TI destaca os desafios que as empresas enfrentam ao encararem as muitas causas do débito técnico, incluindo a pressão para atender prazos, mudanças constantes no mercado e tecnologia desatualizada.

As principais conclusões do relatório:

  • A maioria (69%) dos líderes de TI dizem que o débito técnico representa um limite fundamental para sua capacidade de inovar, somados aos 61% que dizem que prejudica o desempenho da empresa e 64% que concordam que ele continuará a ter um grande impacto no futuro.
  • Há um enorme custo de oportunidade para empresas de todos os tamanhos, em todos os setores, uma vez que dedicam tempo, dinheiro e outros recursos em débitos técnicos em vez de inovação. Em média, as empresas gastam aproximadamente um terço de seu orçamento de TI para lidar com o débito técnico – e em empreendimentos esse investimento pode ser de até 41%.
  • Não há uma única causa para o débito técnico, embora os líderes de TI apontem as muitas linguagens/frameworks de desenvolvimento (52%), a rotatividade na equipe de desenvolvimento (49%), a aceitação de más-funcionalidades para cumprir os prazos de lançamento (43%).
  • As empresas continuam a adiar o tratamento do débito técnico, agravando ainda mais o problema. Apenas 20% dizem que o débito de tecnologia é algo que eles estão administrando bem, apesar de 36% informarem que serão capazes de gerenciar débitos de tecnologia no futuro.
  • O débito técnico aumenta à medida em que as empresas crescem. As empresas gastam 41% de seu orçamento em TI no débito técnico, enquanto as pequenas empresas gastam 27%.

“O débito técnico pode ser particularmente caro na indústria de serviços financeiros, onde o sucesso de uma empresa depende de sua capacidade de inovar ao fornecer serviços rápidos e confiáveis”, disse Izak Joubert, CTO do Grupo JTC. “Dentro da JTC Americas, trabalhamos com a OutSystems por anos para desenvolver produtos de software que otimizem as transações financeiras para nossos clientes. Com o apoio da OutSystems, superamos questões relacionadas a débitos técnicos para que possamos nos concentrar na criação de um software previsível e seguro, bem como desenvolvido de forma rápida e fácil de atualizar.”

“Durante anos, vimos o impacto negativo do débito técnico na capacidade das empresas de priorizar inovação e flexibilidade, que são elementos críticos para obter e manter um ambiente competitivo e vantajoso”, afirmou Rui Gonçalves, Partner da KPMG em Portugal. “Através da longa parceria entre KPMG e OutSystems, testemunhamos as capacidades significativas de ofertas de desenvolvimento de aplicativos modernos, em termos de eliminação de débitos técnicos, bem como capacitando as empresas a direcionarem seus recursos para a inovação de uma forma significativa e bem-sucedida.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile