Parlamentares paulistas querem ouvir WhatsApp e Facebook sobre compartilhamento de dados

0

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira, 16, um requerimento para convidar o diretor de Políticas Públicas do WhatsApp, Dario Urigan, e a gerente de Políticas Públicas do Facebook, Rebeca Garcia, para falar sobre a atualização do WhatsApp e o compartilhamento de dados com o Facebook. A data será agendada em breve.

O requerimento é de autoria do deputado Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos). Ele afirmou que esse convite tem o objetivo de esclarecer alguns pontos sobre os dados dos usuários. "Fizemos o convite para que eles possam prestar esclarecimentos na Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor sobre a abertura dos dados dos consumidores", explicou. "O consumidor tem que aceitar a regra do Facebook e a regra do WhatsApp abrindo seus dados, e isso afronta o código de proteção e defesa do consumidor", completou.

A deputada Letícia Aguiar (PSL) quer questionar as duas empresas sobre questões de segurança. "Quero aproveitar a oportunidade para questionar as duas empresas sobre as questões de segurança e que medidas estão sendo tomadas para evitar que mais golpes, clonagem de celulares, estelionato e outras ações sigam acontecendo nas plataformas", disse.

Ela ainda relembrou de um requerimento feito em 2019 com o mesmo objetivo e de como o assunto foi tratado desde então. "Este assunto ganhou repercussão nacional, gerando inclusive uma reação dos consumidores que buscaram outros aplicativos de mensagens, assustados com a possibilidade de controle dessas empresas".

Outras proposituras

Na reunião, o Projeto de Lei 1610/2015, que proíbe as prestadoras de serviço de TV por assinatura de negarem o fornecimento do serviço para quem estava utilizando aparelho decodificador, teve voto contrário do relator, deputado Jorge Caruso (MDB).

Também foi pedido mais tempo para análise do Projeto de Lei 277/2016, que faria os prestadores de serviço pagarem até 50% do valor de possíveis indenizações ao consumidor, para a Secretaria de Estado da Saúde. A deputada Letícia Aguiar disse que o projeto pode encarecer o serviço. "O produto pode ficar mais caro ao consumidor por causa desse novo risco de condenação que as empresas poderiam assumir".

O parlamentar Ricardo Mellão (Novo) também levantou um ponto sobre o empreendedorismo. "O empreendedorismo poderia ser desestimulado, pois seriam mais riscos que um empreendedor deve assumir. É uma multa a mais a ser cobrada", disse.

Além disso, também foram aprovados uma moção e outros três requerimentos, dois deles incluem a convocação de um representante da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e um representante do Itaú Unibanco, Banco Bradesco e Nubank, para falarem de falhas de segurança nos sistemas de segurança dos aplicativos dessas organizações, que acabou possibilitando a invasão de contas dos usuários. Outro requerimento diz respeito a uma solicitação de convite do diretor da Apple, Pedro Murari Pace, para tratar sobre as assistências técnicas não estarem dando atendimento a aparelhos de celulares que apresentaram defeito quando tiveram contato com a água, sendo que foi anunciado resistência a isso.

Além dos citados, também estiveram presentes na reunião a deputada Carla Morando (PSDB) e os deputados Ataide Teruel (Podemos), Sr. Jorge do Carmo (PT) e Sebastião Santos (Republicanos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.