Uma nova era na digitalização

0

A NF3e, nota fiscal eletrônica do setor de energia elétrica que entrou em vigor este ano na maior parte dos estados brasileiros, é um marco. Com ela, inaugura-se uma nova era no mercado de documentos fiscais eletrônicos. 

Quando começamos neste segmento, em 2008, podíamos apenas vislumbrar uma parte do cenário que temos hoje. Do B2B, a digitalização fiscal chega agora ao serviço de utilidade pública. Isso foi possível a partir do modelo adotado para utilities – isto é, começando pelo setor de energia elétrica e, logo, extrapolando para outras áreas, como telecomunicações, serviços de abastecimento de água e outros.  

Mas é a NF3e que dá, de fato, o primeiro passo nesta nova era. E, com ela, o mercado como um todo pode aprender. Ainda que tenhamos particularidades interessantes em cada setor, a NF3e oferece um bom panorama para o Fisco, bem como para as empresas que terão de se adaptar em breve. Em setembro, todos os estados brasileiros estarão digitalizados no que diz respeito à energia elétrica. 

A próxima obrigatoriedade será para as telecomunicações. Com efeito, existe uma expectativa muito grande sobre a NFCOM. Isso porque já existe uma portaria que prevê para julho de 2024 a entrada em vigor desse documento fiscal eletrônico. Porém, antes de as empresas se verem obrigadas a aderir à tendência, o governo já tratou de reunir as entidades de classe para definir as regras do negócio. 

E não é para menos: acredito que todo o processo será ainda mais complexo do que vimos com a NF3e. Ainda que ela tenha sido um marco bastante relevante, a NFCOM promete um cenário complexo pelos múltiplos fatores que envolve: o grande volume de emissões, opções de pagamento pré e pós-pago, modalidades de cobrança de chamadas de longa distância, entre outras particularidades do setor. 

Ao passo que o segmento de energia elétrica registra 90 milhões de faturas eletrônicas mês emitidas no país, o de telecomunicações deve chegar a um volume de 350 a 400 milhões de faturas em um único mês. 

São questões inerentes ao negócio e que desafiam os processos já estabelecidos. Como fazer com que essa engrenagem funcione bem? A resposta é inovação e tecnologia. Para processar volumes tão altos de documentos fiscais eletrônicos com segurança e agilidade, o caminho é só um. Por isso, os sistemas das Sefaz de todo o país bem como os sistemas dos clientes estarão preparados e amparados por uma tecnologia de ponta.  

E é ela que garantirá também a segurança ao cliente final. Com a digitalização das faturas, fraudes e golpes são mais facilmente evitados. O consumidor ganha com mais agilidade e acesso a informações. Isto é, o processo fica muito mais transparente. Do ponto de vista das empresas, também há ganhos. A automatização pode trazer redução de gastos e tempo na operação fiscal.  

Ao olharmos para a implantação da NF3e no Brasil e para a perspectiva da entrada em vigor da NFCOM, a mensagem é clara: a digitalização dos documentos fiscais é mais que uma tendência, é uma questão de sobrevivência no mercado hoje. A tecnologia transformou-se em uma premissa para os negócios. 

Hugo Ramos, CEO da Oobj.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.